sábado, 29 de dezembro de 2012

Honório Lemes e revolucionários de 23

Alguns assisenses que fizeram parta das Culuna do Honório Lemes na Revolução de 23 e aqui consigo resgatar as fotos de dois deles: Cel. Paulino Cipriano Haigert (Cel. Pimba) e Dr. Antero Marques, ambos revolucionários que combateram na mais sangrenta revolução do século passado.

Foto tirada momentos antes do combate de Santa Maria Chico em Dom Pedrito em 1923. O primeiro a esquerda é o Dr. José Narciso Antunes e o velho ao centro de bombachas brancas é o célebre degolador de 93 coronel Adão La Torre, momentos antes de morrer. ( cortesia da professora Ana Regina Fernandes Antunes de Rosário do Sul ,nora de José Antunes)
Flagrante histórico da revolução de 1923 em Dom Pedrito, no passo do rio Santa Maria Chico momentos antes do combate quando foram atacados de surpresa por Flores da Cunha e Nepomuceno Saraiva. (cortesia da professora Ana Regina Fernandes Antunes)
Foto tirada dentro da prefeitura de Alegrete após a cidade ser ocupada por Honório Lemes. Em primeiro plano os 9 irmãos Alves e a esquerda de H. Lemes o Dr. Alexandre e o Dr. Antero Marques. ( cortesia do Dr. Carlos Roberto Dias Roque- Mano Roque). 
Honório Lemes e o filho Nolo em frente Igreja Matriz de Dom Pedrito cercados por fanáticas moças daquela cidade.
Estancia da Serra na Serra do Caverá em Rosário do Sul. Na foto em os três pé são os coronéis Quinote Bueno, Paulino Cipriano Heygert (o Pimba) e Iracildes Conceição.
Sentados jornalista Julio Ruas, coronel Áfrico Serpa, General Honório Lemes, coronel Virgilio Viana e Rafael Giordani.
Outro bravo das forças de Honório Lemes, coronel Hortêncio Rodrigues e a esposa, depois da revolução em São Francisco de Assis.
Honório Lemes desfila nos braços de admiradoras pelo centro da cidade de São Gabriel após a ocupação daquela cidade. Foto tirada por Isaias Evangelho. (cortesia da familia do saudoso Amigo Neri Xavier).
A esquerda, o genro Antonio (Tunica) Silveira, Adalgisa (filha), Gaspar (filho), Ambrozina (filha), Adalgisa Silveira Lemes (esposa) e Nolo Lemes (filho). (Cortezia familia do saudoso amigo Neri Xavier)

Honório Lemes cercado por fanáticas moças maragatas de Rosário do Sul na praça central daquela cidade em 1924. 
Revolucionários da coluna Honório Lemes. Gauchada do capitão Delibio Marques, pai do seu Enedino Marques.









Fonte: Jorge Telles de Oliveira

2 comentários:

marcos moraes disse...

Uma correção na foto de Honório Lemos: Antonio Silveira (Tunica) , meu bisavô, era cunhado de Honório , irmão da esposa de Honório Adalgisa Silveira . Parabéns, excelente espaço!

Unknown disse...

Sobre Honório Lemesconsegui reunir o maior acervo que se refere ao famoso guerrilheiro. Por mais de vinte anos o mantive em casa aqui na Cohab Tancredo Neves SM. Após o falecimento da minha esposa temo que se perdesse e por isso o levei para pessoas confiáveis em Rosário do Sul, terra aditiva e última Morada do Leão do Cavera'.

Enviar um comentário