quinta-feira, 7 de junho de 2012

Campanha do Agasalho



Não sei  se as pessoas fazem as campanhas do agasalho porque querem, porque gostam de ajudar os que precisam ou porque isso dá IBOPE. Vi na semana passada, a RBS TV e a Rádio Nativa FM, durante uma semana inteira, convidando para uma Cavalgada do agasalho pelas Ruas de Santa Maria e fiquei pensando, porque fazer Campanha do agasalho nessa época?
Então voltei no tempo e lembrei-me das ruas empoeiradas da nossa Velha São Chico de Assis, quando fazíamos a "Carreteada do Agasalho", mas isso era no verão, quando as pessoas guardam as roupas de inverno, desocupando os guarda roupas para as roupas de verão ou de outono.
Qual a vantagem de fazer isso no verão?
A vantagem que víamos, era que, quando chegasse o frio, as pessoas que precisavam de roupas quentes já as tinham e sabíamos se precisariam de mais roupas, para com tempo recolher mais e  deixar, se não todos, quase que todos agasalhados.
Mas qual a desvantagem?
A desvantagem é que fazíamos tudo no anonimato. Não tinha imprensa, são tinha gaúchos fantasiados pelas ruas. Mas isso foi em outro tempo. No tempo em que tradição era feita com alma e sentimento, e caridade fazia parte do dia a dia de todos nós, jovens sonhadores por um mundo melhor.
Há! e tinha mais, os do meu tempo hão de lembrar, quando íamos para asilo levar roupas e já fazíamos um baile com bóia e música para os idosos que ali viviam.
E da gincana Cultural que recolhemos mais de 3000 livros e fizemos uma Biblioteca no CTG Negrinho do Pastoreio... biblioteca essa que não existe mais.
Mas isso foi em outros tempos, hoje está tudo mudado, mas torço que todos os agasalhos recolhidos estejam com as pessoas que precisam, pois o inverno "véio" vem brabo, e como dizia a minha avó, esse os cachorros não comem!

Sem comentários:

Enviar um comentário