sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mais um Festival adiado

Segundo o que postou o amigo Flávio Sartori, que é um dos organizadores do Festival Tropilha Crioula de São Borja, na sua 2ª edição, o festival foi adiado por motivo da não aprovação da LIC (Lei de Incentivo a Cultura). Este ano diversos festivais sofreram esse tipo de motivo, isso me faz pensar que alguma coisa está acontecendo com essa Lei.
Acho que está na hora de repensar a LIC e o Governo do Estado tem que rever os conceitos dessa lei, pois não é admissível que um dia fosse colocado R$ 3.000.000,00  num filme, que era da própria secretária da Secretária da Cultura, num governo anterior, e não tenham 120 - 130 mil para por num festival de uma cidade. Fatos assim já aconteceram com a Querência do Bugio, A música Crioula de Santiago, a Manoca de Santa Cruz, o festival de Caçapava e certamente muitos outros que nós não sabemos e nem saberemos. 
Espero um dia ainda ver um governo de peito que invista na Cultura e que tenham valores estipulados por municípios para que eles possam investir em seus eventos, sem se preocupar com essa comissão, que fica um ano para depois dizer que um evento não está aprovado ou que para aprovar, os festivais tem colocar shows que eles querem e não o que os organizadores dos festivais querem.
Algumas vezes já vi, aqui mesmo em Santa Maria, peças de teatro com artistas globais e os investimentos pela LIC ou rodeios de entidades que se mantem e há cada dia ficam mais ricas, com dinheiro da LIC e para um festival, isso não acontece. Mas de contra-ponto, também vejo, festivais gastando exorbitantemente, valores altíssimos, com shows mirabolantes em seus eventos e tudo porque tem dinheiro dessa Lei. 
Acho que está na hora de pensar. E vamos ficar na espera, qual será o próximo festival a ser transferido. 
É está difícil de fazer cultura num Pais que não tem cultura...e sigam a carruagem!

Sem comentários:

Enviar um comentário