sexta-feira, 24 de junho de 2011

São Francisco de Assis um pedaço da história


Cascata do Toroquá
      
          A primeira tentativa de povoamento da região foi feita pelos jesuítas, em 1627, quando o Padre Roque Gonzales fundou a redução de Candelária do Ibicuí, que acabou fracassando e concretizou-se, somente no inicio do povoamento em 1809.
      Crê-se que a primeira Capela foi construída em 1810, tendo como Padroeiro São Francisco de Assis.
      O município foi palco de dois movimentos revolucionários, em 1893 e 1923. Havia grande número de habitantes contra a permanência do regime imperial, tendo sido festiva a Proclamação da República.
        1801 - Foi criado o Forte de São Francisco de Assis na Sesmaria de Itajuru à margem esquerda do Rio Inhacundá.
         1809 - Início do povoamento da sede, em torno do Forte da Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul.
          Neste pedaço do Rio Grande desde a sua gênese, há quase dois séculos, foi confiado ao "poverello" de Assis - São Francisco de Assis. Anteriormente pertencentes à terra dos tapes, grupo de índios que os jesuítas tentavam cristianizar..
         Passou pelas mãos de donos sucessivos. Era a terra dos tapes, Guaranis, Minuanos, Guenos, Carijós, Arachanes, Charruas, Caaguas e Guananás.
         A ação das bandeiras predadoras devastaram as reduções dos Tapes.
         Após sucessivos combates entre portugueses e espanhóis e tratados estabelecidos delimitou-se as fronteiras.
          Aqui permaneceram os portugueses que continuaram a criação de bovinos de corte atividade, que até hoje é predominante no município.
       O Município está localizado na região centro-oeste do Estado, distante 485 quilômetros de Porto Alegre por via rodoviária. Seu acesso principal situa-se pela rodovia RS 241, que liga ao Município de Santa Maria via São Vicente do Sul por estrada asfaltada. 
       A RS 377, em faze de conclusão liga o Município à região das Missões e facilita o acesso ao estado de Santa Catarina pelo leste e pelo oeste liga aos países do prata.
       Limita-se ao norte com os municípios de Jaguari e Nova Esperança do Sul, a Leste pelos Municípios de Maçambara, Unistalda e Santiago, ao Sul , limita-se com os municípios Alegrete e São Vicente do Sul e a Oeste limita-se com o Município de Manoel Viana.

"QUEM NÃO SABE DE ONDE VEIO, VIVE NO MUNDO DE FAVORES"

Fonte: Site de São Francisco de Assis - CAPITAL MUNDIAL DO BUGIO

Sem comentários:

Enviar um comentário