segunda-feira, 6 de junho de 2011

Dupla de Rio Claro e músico gaúcho vencem a 4ª etapa do Viola

Os irmãos Francisco e Fernando e o veterano Nilton Ferreira vão disputar a final em Poços

05/06/2011 - 00:37
Fabiana de Paula - EPTV.com
Alterar o tamanho da letra A-A+

A dupla Francisco e Fernando, de Rio Claro, e o músico Nilton Ferreira, de Jaguari, no Rio Grande do Sul, foram os grandes vencedores da quarta eliminatória do Festival Viola de Todos os Cantos, realizada neste sábado (4) no Sesc São Carlos.
Veja fotos da 4ª etapa do Viola de Todos os Cantos
O público lotou as dependências do Ginásio e correspondeu a expectativa da organização, que esperava dois mil participantes. Com torcida organizada, a dupla de Rio Claro levou o prêmio de mil reais na categoria música raiz com a canção “Museu da Minha Vida”, e garantiu um lugar na final, que acontece dia 15 de julho em Poços de Caldas. “Nos preparamos muito, e sabíamos que a música era boa, mas a gente chega aqui e vê tanta gente competente... Para mim este é o momento mais marcante; não importa o que vier daqui pra frente”, comemorou Francisco.
Muito aplaudido pelo público, o gaúcho Nilton Ferreira é veterano no festival: em seu terceiro ano consecutivo de "Viola de Todos os Cantos", esta foi a segunda vez que o músico é classificado para uma final. A primeira foi em 2009, em Araraquara.
Há 22 anos trabalhando com música regional no Rio Grande do Sul, Ferreira se apresenta acompanhado de quatro músicos no palco. A música “Onde Mora o Sabiá” foi decisão unânime entre os jurados. “Me preparei muito para isso, mas sempre respeitando os outros concorrentes, todos ótimos músicos. Agora a expectativa vai lá para Poços”, exaltou.
Com cinco CDs gravados, o músico conta que conheceu o festival por intermédio de um conterrâneo e afirma que não costuma se apresentar fora do Estado. “Não tocamos em outros lugares porque não procuramos. Eu nunca tinha vindo para São Carlos e o público aqui nos recebeu muito bem. Em Araraquara foi a mesma coisa. Outra dificuldade que temos é a distância, que também é muito grande. Por isso festivais como este são tão importantes”, explicou.
Outras histórias
Muito aplaudido pelo público presente no Ginásio do Sesc, o músico Augusto Hijo descreveu sua viagem para participar do festival como uma “odisseia”. Radicado em Belém (PA), Hijo concorreu na categoria música regional com a canção “Nave Protonotária” e conta que levou mais de 15 horas para chegar na cidade. A distância foi compensada com a satisfação de dividir parte da cultura amazonense com o público do festival. “O Viola de Todos os Cantos está tomando um caminho mais abrangente para agraciar o povo do sudeste com o som do restante do País, o que é um grande ganho. Estou muito feliz com a oportunidade de mostrar o nosso trabalho aqui.”
A compositora Nilza Torres Salvi, de Andradas (MG), levou tempo para perder o medo dos palcos e encarar o público para cantar as letras que arquivava desde que começou a compor. Há 10 anos, ela concilia as atividades de artesã e o trabalho na marcenaria do marido com apresentações em bares e festivais de Minas.
No festival, Nilza apresentou a música de sua autoria, “Somos todos mortais”, mas conta que nem sempre é fácil divulgar o trabalho que faz com tanto carinho. “O espaço para a música regional é pequeno no Brasil em geral. A gente tem que tocar músicas de outros artistas em barzinho porque é o que o pessoal quer ouvir”, lamenta.
Com três discos gravados, a parceria entre Tony Santos e Alencar surgiu ao acaso, quando os dois colegas de trabalho puxavam a cantoria no ônibus da empresa em que viajavam todos os dias. O incentivo dos amigos levou Tony a compor as músicas inspiradas por Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Léo Canhoto e Robertinho, entre outros.
O gosto pela música de raiz vem da infância, da época em que trabalhava na roça e ouvia no rádio o programa do Zé Bettio, famoso radialista brasileiro da década de 70 e 80. Na segunda participação da dupla no festival, eles concorreram com a canção “Casinha de Palha”. 
Entusiasmado com a participação no festival, Tony revela os planos da dupla para o futuro: “Pretendemos lançar mais um CD e um DVD em 2013. Vamos tentar viver de música”.
A noite teve ainda apresentação de jazz com as garotas do grupo de dança do Centro comunitário do Parque Delta, show com Mazinho Quevedo e família, a tradicional prosa caipira com Barnabé, e encerramento com show de Hudson e Donizetti.
A próxima etapa do Viola de Todos os Cantos será realizada em 18 de junho, em Varginha.

Sem comentários:

Enviar um comentário