quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Querência do Bugio na RBS TV

Hoje, no jornal do almoço da RBS TV para todo o estado e para o mundo pelas TVS acabo e internet São Francisco de Assis, a Capital Mundial do Bugio e Querencia do Bugio, apareceu mostrando esse que é, sem dúvida o maior achado da música Regionalista do Rio Grande do Sul. O orgulho pela terra enche os olhos dos assisenses que costumeiramente só aparecem notícias ruins nos canais de Televisão. 
Mas poderia ser e muito orgulho para todos, se, não fosse  a falta de conhecimento das pessoas e o "desrespeito" com quem sempre lutou pela historia desse chão. A pessoa mais importante, e única, talvez que poderia estar a frente dessa reportagem, nem foi lembrado, refiro-me a Salvador Ferrando Lamberty, o autor da pesquisa que trouxe a tona essa história,  após 12 anos de pesquisa, e ter peleado com a metade do Rio Grande do Sul, para que um dia São Chico fosse reconhecido como a criadora do Ritmo bugio.
Pena que a vaidade pessoal de pseudos conhecedores tenham roubado descaradamente a parte essencial de uma pesquisa séria e caprichada, tão bem escrita pelo Salvador Lamberty. Apresentaram um sobrinho neto, quem vem ser "ninguém" ou alguém da valor para algum tio avô, que na hierarquia patriarcal ou matriarcal nem sei o que significa, falando "asneiras" sobre a criação do bugio.
Nem tocaram no festival que foi criado para alavancar essa pesquisa, porque, além de não terem capacidade para dar continuidade nos apartes que não saíram, talvez tenham que pagar as contas dos festivais que ficaram devendo e se falando em festival, vão dizer que nasceu de um susto, como falou certa feita uma Presidenta numa entrevista de rádio, porque nem do festival eles conhecem a realidade, imagina de uma pesquisa.
Vergonha é o termo exato para ser usar nessa reportagem, muito bem feita, diga-se de passagem pela RBS TV, mas mentirosa e sem nenhum cabimento. 
Se ninguém se anima dizer isso eu digo e assino, para que as novas gerações não se prendam as mentiras, mas isso pelo jeito está virando moda no meio cultural da minha terra amada, infelizmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário