segunda-feira, 2 de setembro de 2024

GALPÃO DA POESIA CRIOULA DE CARA E ALMA NOVA!

 O Galpão da Poesia está de cara nova e com muito empenho e trabalho, agora virando como Associação e dando oportunidade a todos, os amantes da Poesia, da arte declamatória e admiradores, poderem se associar e participar dos eventos realizados por essa entidade cultural e poética.

Como funciona a associação ao Galpão da Poesia da Poesia Crioula?

        Valor da Anuidade: R$ 65,00, podendo ser ajustado, anualmente, em assembleia com valor máximo de 5% do Salário mínimo.

        Associando-se, a pessoa irá receber no primeiro ano uma camiseta do galpão, uma carteirinha, e um material didático do galpão

        Poderá juntar-se a nós nos encontros semanais, bem como representar o GPC nos eventos que participar.

        Poderá ter acesso as aulas particulares com os instrutores do galpão, inclusive de maneira on- line, com desconto para os associados.

        Terá todo o suporte nos dias dos eventos, futuramente será trabalhado a questão de amadrinhadores do galpão, para costear os nossos associados.

        Terá acesso a poemas diferenciados, com ajuda na montagem da apresentação.

        Poderá participar dos materiais audiovisuais produzidos pelo Galpão

        Poderá participar dos eventos do galpão conforme prévia organização.



Para quem ainda não conhece ou não convive com o Galpão da Poesia Crioula é uma entidade cultural sem fins lucrativos que esse ano completa seus 31 anos de boa convivência,  navegando no meio poético Cultural do Rio Grande do Sul. Com Sede em Santa Maria, sempre esteve á frente dos grandes eventos Poéticos desse estado e fora dele, desde: Festivais, Rodeios Literários, oficinas de arte declamatória, Comissões de Arte declamatória, Recitais, encontros, concursos, lançamentos de obras literárias e tudo mais no que se refere à Cultura Poética e cultural desse estado.

Muitos Poetas e declamadores se destacaram e vem se destacando ao longo dos anos nos Palcos de Grandes Festivais, dentro e fora do Estado do Rio Grande do Sul, bem como a organização de grande eventos do gênero como é o exemplo da Tertúlia da Poesia de Santa Maria, que em suas 6 edições, largou para o mundo quase uma centena de Poemas que hoje habitam os palcos e os galpões, dando vida e vivência à muitos declamadores, tantos da antiga, quanto aos que estão começando a permear essa estrada.

Muitos projetos já estão na forma e para breve, entre eles o RECITAL FARROUPILHA que acontecerá dia 19 de Setembro, no aniversário de 31 anos do Galpão da Poesia. Acontecerá na Sede Social do CTG Bento Gonçalves em Santa Maria, num Jantar de Confraternização com a presença de Galponeiros da antiga e seus familiares, declamadores e poetas atuais, além de convidados da arte declamatória. 

Além desse dia, alguns projetos então sendo estudados:
- No final de Novembro o GERAÇÃO EM VERSO, no Sentinela ( já estamos produzindo )
- O EP, que será gravado para as mídias sociais, já foi startado e estamos na fase de estruturação do projeto, vamos gravar em Janeiro
- Ainda no verão teremos a volta da Maratona do Verso Gaúcho nos mesmos moldes que já existiu.
- E estamos trabalhando para a volta da TERTÚLIA DA POESIA para o mês de Novembro de 2025.

Também aconteceu na Feira do Livro de Santa Maria, nesse final de semana, o lançamento dos Livros do Galponeiros: 
Carlinhos Lima - com ALUMBRAMENTO
Moisés Menezes - com San José de Itaquaty
José Luiz dos Santos - com Nova Tropeada

Três grandes obras que recomento: um que fala de Poesia, que tem poesias e material para o alumbramento da Alma; outro que fala da História Jesuítica em todos os seus fatos mais relevantes, com tempo e espaço; e por último e tão importante quanto as duas anteriores, uma Nova Tropeada com Causos e fatos pitorescos que fazem parte da vida cotidiana do gaúcho e que ainda habita os galpões nesses fundos de campos, fatos esses um tanto esquecidos na correria das cidades grandes, mas de suma importância para o imaginário das pessoas, que é o Causo.

Recomendo e aplaudo a vida a lida desses Galponeiros e boa vinda do Galpão da Poesia de Santa Maria - um novo tempo, um novo sonho! 

Sem comentários:

Enviar um comentário