sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A "FÁBRICA DE GAITEIROS"

Achei essa belíssima matéria no blog do Léo Ribeiro e quero compartilhar com todos, pois é a história de um instrumento que poucos sabem a sua origem. 


Os chineses 2.700 a.c. desenvolveram um instrumento onde o ar fazia vibrar palhetas produzindo um som, aproveitando a acústica da boca. Foi chamado TCHENG ou CHENG que viria ser a origem do acordeão.
Em 1822 o austríaco Cyrillus Demian constrói o 1º acordeão como conhecemos hoje. Era um acordeão diatônico.No Brasil chega ao Rio Grande do Sul pelas mãos dos imigrantes alemães por volta de 1836 e pela chegada da imigração Italiana a partir de 1875, primeiro trazendo instrumentos importados e logo em seguida começando a fabricá-los.O acordeão parece simplesmente 2 caixas retangulares com um fole no meio.O que não se vê são as centenas de componentes que fazem com que as palhetas vibrem saindo os mais diversos sons. Melodias e acordes regionais, modernos, universais...A madeira correta para a caixa de ressonância e castilhos , o papelão para o fole, o aço para as dezenas de palhetas determinam a boa qualidade do instrumento.

No Rio Grande do Sul ele se chama GAITA e é um instrumento emblemático, principalmente no tradicionalismo. Não existe festa de CTG sem gaita.


A gaita matou a viola.
O fósforo matou o isqueiro.
A bombacha o chiripá.
E a moda o uso campeiro.


Com esta quadrinha anônima recolhida pelo folclorista Paixão Cortes resume a entrada da gaita no cenário cultural do Rio Grande do Sul. Segundo ele, posterior a metade do século XIX a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul passou da "MÚSICA FANDANGUISTA" para a "MÚSICA ACORDIONISTA" ou do "CICLO DA VIOLA" para o "CICLO DA GAITA" , ou seja, a GAITA FOI UM DIVISOR DE ÁGUAS NA HISTÓRIA DA MÚSICA GAÚCHA. Mas o que poucos sabem é que o Estado já sediou mais de 20 fábricas e foi referência mundial na fabricação de acordeões ou gaitas.Estas fábricas foram responsáveis pela história do acordeão no Brasil e, como vemos, quase todas estão desativadas ou passaram a fabricar outros produtos.
Unir esta tradição proporcionando inclusão social, aumentando a auto-estima e espírito de coletividade, ao mesmo tempo estimulando a sensibilidade e conhecimento da cultura local é a finalidade do projeto, estimulando crianças e jovens a se interessarem pelo instrumento, oferecendo aos mesmos as devidas condições, criando uma verdadeira FÁBRICA DE GAITEIROS.
A intenção da FÁBRICA DE GAITEIROS é a fabricação de um acordeão 8 BAIXOS não só para iniciação como podendo se transformar em um instrumento definitivo, pela qualidade que se pretende imprimir. No local serão ministrados cursos em diversos dias e horários. com salas de aulas apropriadas, espaço para palestras, demonstrações, ensaios, junto com a fabrica que também servirá para visitação e para melhor compreensão dos alunos e interessados sobre o instrumento.


Font. Blog Léo Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário