segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pequena história na Poesia!

A 3 anos atrás fui procurado pelo meu irmão Fabricio Vargas para fazer parte do Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, um local abençoado em se falando de poesia. Fiz parte juntamente com ele, mas a poesia ainda era algo que não fazia parte do meu dia a dia, da minha vida. Venho dos festivais, onde consegui conquistar um pequeno espaço, mas me encantei com a poesia e fui estudar muito, ler muito e entender a poesia em toda as suas formas. Li poemas memoráveis e a história da poesia desde Lusiadas e Odisséia, os primeiros poemas que encontrei a 350 ac.
Depois li algumas antologias e alguns livros, onde tenho um na cabeceira, do grande Moisés Menezes "Das Margens do Nilo às Barrancas do Uruguai, um livro que recomendo a todos que amam essa arte.
Gravamos um CD de Poesias, com os integrantes do Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria, chamado Parceiros de Lida, posteriormente fizemos um DVD de Poesias, e muitos outros projetos que não conseguimos fazer.
Pois a poesia entrou na minha alma e me fez ver uma nova forma de fazer verso, de estudar e de levar o verso puro e simples. Pois bem, esse ano o Fabrício começou a roubar-me alguns versos e mandar para festivais de Poesias, com todos os méritos dele, começamos a trilhar esse caminho. Primeiro foi Bossoroca que tivemos na bela voz de Priscilla Alves Colchete o Poema PUNHAIS; Depois em Vacaria com Fabrício Vargas o Poema, COM OS OLHOS O CORAÇÃO; Posteriormente em Alegrete, no Pealo, com o Fabrício Vargas o Poema PORQUE NÃO HÁ RISO NAS FOTOGRAFIAS?; E agora, pela primeira vez na Sesmaria de Osório, com o Fabríco Vargas o Poema ROMANCE DE LUA GRANDE.
Tudo isso é muito bom, saber que podemos levar nossos modestos versos a muitos lugares para o encanto das pessoas. É lindo saber que alguns poemas estão indo longe, como a LÁGRIMA que tenho alguns bons comentários, de gente que anda declamando pelos palcos. Tem AS MÃES, DA GUERRA! que sei de alguns que declamam lá por Santa Catarina, E A FLOR E A PEDRA, que uma menininha chamada Gabriela Oliveira Silva tem encantado por onde declama.
Fazer verso é um sonho para muitos, fazer versos que encante é um sonho para mim, e estou indo na busca desse caminho.
Obrigado a todos que gostam e que tem levado esses versos pelos palcos por onde tem andado.

1 comentário:

Géssica e Eduardo disse...

Quem é o composito do Poema As mães da guerra?
Gostaria de declamar este verso.....

Enviar um comentário