segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Opinião do leitor

UM TAURA INJURIADO
Por Carlos Francisco Homrich dos Santos

Há muito tempo aprendi com meu velho pai, um campeiro.
Que tradicionalista não é ser agauchado.
É ter orgulho de um bom rodeio de um dia inteiro,
e ter esta alegria de montar um pingo bem abagualado,
ou cevar um bom e gostoso mate amargo.
E por isso passei minha vida movida pela saudade de meu pago.
Nós somos uma herança que os bravos heróis legaram,
mas sabemos que nem tudo que se lê tem verdade.
É necessário contenda para reaver aquilo que nos deixaram,
e assim não nos deixamos levar por alguma atividade,
imposta de cima para baixo, por pura vaidade.
Ser gaúcho não é ser grosso, é ter botas, esporas e mango, é usar lenço
atado frouxo ao pescoço.
Ser gaúcho é ser idealista, é pelear só por conquista em defesa da terra amada.
Sou gaúcho, e isso é certo, trago a chama da emoção,
o amor por este chão, honrando sua tradição.
Reconheço a beleza da nossa querência,
da minha essência gaúcha, que é a consciência de ser fiel às tradições, e disso, eu não abro mão.
Estamos falando de tradicionalismo, da regionalização,
que não é imposto por regras, mas que é a cultura regional
de um churrasco campeiro ou um gostoso chimarrão.
Nunca é ou pode ser desvalorizado por igual.
Defendo o tradicionalismo como forma de manter viva
essa historia construída por nosso ancestral.
Mas sabemos que não são com regras que fazem um bom gaúcho e sim com o seu caráter
e outros valores como respeito, humanidade e, acima de tudo, amor e apego as coisas do pago, dignidade.
A traição aos valores defendidos pelo tradicionalismo pode ser involuntária e posteriormente com atavismo, se tornar voluntária, derrubando o telurismo.
Podemos fazer algo errado se não tivermos conhecimento,
mas depois de conhecermos, manter o erro passamos a ser coniventes,
levando por água abaixo tudo o que defendemos na campanha.
Fazemos parte de uma raça que visa manter seus valores vivos e cometer erros que levem outros a repetir, rasgando nossos arquivos, é contribuir para a perda de valores de nossa cultura terrunha.

1 comentário:

inoema escritora disse...

Como e texto é inspirado na poesia, segue ela a baixo.


Orgulho gaúcho - Inoema Nunes jahnke

No sul quando nasce o dia
Nasce também à magia,
Esta estranha alegria,
Que se tem ao respirar.

Cevo um mate amargo
Do lado do meu amado,
Em silêncio uma oração
Agradece meu coração.

Agradeço minha terra
Meu pampa sul-rio-grandense,
O Patrão velho lá no céu
Por certo está contente.

Por ver tanto orgulho
Pela sua criação,
Que traz cada gaúcho
Dentro do seu coração.

Sou gaúcha, e isso é certo!
Trago a chama da emoção,
O amor por esta terra
Honrando sua tradição.

Reconheço a beleza
Da nossa amada querência,
Ressaltando na consciência
A minha essência gaúcha.

Fiel as suas tradições
E disso, não abro mão!
Churrasco campeiro...
Fogo de chão...

E um gostoso chimarrão
Nos braços do meu peão.

http://inoemaescritora.blogspot.com.br/search?q=orgulho+ga%C3%BAcho

Grande abraço.

Enviar um comentário