quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A visão do Cavalo




Você sabia?

O cavalo pode usar os focos de cada olho de maneira independente (visão monocular), ou também os dois olhos juntos (visão binocular). Os cavalos têm dois ângulos de visão “mortos”. Um localizado diretamente à frente e outro diretamente atrás.

Movendo a cabeça para ver

A maioria das fotografias de cavalos chegando a obstáculos mostra o cavalo erguendo a cabeça e o pescoço. Como o foco binocular situa-se na zona abaixo do nariz, é preciso que ele faça esse movimento para continuar enxergando o obstáculo. Se o cavaleiro evitar que a cabeça levante ao se aproximar do obstáculo, o cavalo vai entrar em pânico e ir mais rápido, ou inclinar a cabeça. Nos saltos, é injusto com o animal e possivelmente perigoso para o cavaleiro aproximar-se do obstáculo restringindo os movimentos da cabeça do equino na direção vertical.

Usando o seu conhecimento

O conhecimento da visão limitada do cavalo pode ajudar a lidar com eles de maneira mais compreensiva, evitando acidentes. Por exemplo, se uma pessoa se aproxima do cavalo por trás, ele pode se assustar e sair dando coices para se auto defender, ou galopar para longe olhando para trás com a visão monocular e acabar se machucando, caso ele bata em um obstáculo que não estava vendo. Se a sua atenção é tomada por algo à sua frente, ele pode pisar de lado em uma vala, por exemplo.

Assim, o melhor jeito de se aproximar de um cavalo no estábulo ou no campo é caminhar diagonalmente em direção à sua cabeça, pois ele o verá independente de estar usando a visão monocular ou binocular.

Fonte: Mundo Equestre. Foto: Adaptação de THE RIDING INSTRUCTOR SPEAKS.

Sem comentários:

Enviar um comentário