sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Adelar Bertussi mais um ano de vida

Adelar Bertussi Siqueira (São Jorge da Mulada, município de Caxias do Sul, 15 de fevereiro de 1933) é um dos maiores músicos gaúcho.

História
Criou com seu irmão Honeyde Bertussi (20 de fevereiro de 1923 - 04 de Janeiro de 1996) um grupo de baile que foi dado o nome de Irmãos Bertussi por um radialista.

Ele e seu irmão foram os pioneiros da música tradicionalista gaúcha, e também foi o primeiro grupo a incluir a bateria em bailes, fato inédito, porque na época os artistas se apresentavam nos bailes com um pandeiro, uma gaita, um violão e um bumbo legüero.Inclusive foram eles dois formavam um dueto fantástico de acordeon, dando assim inicio á moda de baile com duas gaitas ao invés de uma só .
É hoje é referenciado como um símbolo do tradicionalismo. Deixou Os Bertussi no ano de 1998, e passou o cargo para seu filho Gilney Bertussi. 

Fonte: wikipedia

Adelar Bertussi é um mito da música gaúcha e do acordeom brasileiro. Não há um gaiteiro do sul, que aprecie a música de raiz do seu estado, que não seja influenciado pelos Irmãos Bertussi, parceria de Adelar com seu irmão, Honeyde, falecido em 1996. O duo, que tocou em bailes por todo o país, contribuiu muito para estabeler e firmar aspectos da cultura tradicional gaúcha, perpetuados hoje pela nova geração. Adelar, no entanto, não se relacionou apenas com músicos de seu estado; entre as amizades que fez com sanfoneiros de diversas regiões, uma em especial lhe marcou muito: a de Luiz Gonzaga, que, além de bom amigo, admirava muito seu estilo original de tocar. Hoje Adelar mora em Curitiba, cidade de sua esposa, mas segue viajando e tocando sua gaita Brasil afora, divulgando a mais autêntica música tradicional gaúcha.

Sem comentários:

Enviar um comentário