sexta-feira, 8 de abril de 2022

Jurema Chaves - 60 anos de Poesia



Jurema Chaves, natural de Encantado RS. Poetisa, escritora, declamadora, radialista, ativista cultural,
membro de comissões avaliadoras de festivais, ativista cultural,  lança o 15º livro, para marcar sua trajetória na literatura. “Jurema 60 anos de poesia” é sua mais nova obra e reúne poemas inéditos, premiados e poemas infantis. 

Jurema Chaves escreve sobre diferentes temáticas, principalmente questões sociais, tradicionalista, natureza, fraternidade e crianças, mas, segundo a escritora, “o romântico não pode faltar”. Jurema conta que é conhecida como “a poetisa romântica do pago”.

A sua primeira experiência com a poesia começou antes de completar três anos de idade, sua primeira aparição em público foi para declamar uma poesia. Natural de Encantado, Jurema firmou residência em São Leopoldo há 40 anos. Seu primeiro livro “Buscando Horizontes” foi lançado no município em 1982 na editora Rotermund. “Até então não publicava, mas fui incentivada pelos amigos, por jornalistas”, relata. Sua produção também é composta pelo CD de poesias e músicas “Jurema Chaves entre amigos”.

Além de ter suas obras premiadas em festivais nacionais e nos Estados Unidos, Jurema Chaves participou como jurada em eventos literários.

Deixo aqui um vídeo da Jurema Chaves falando um pouco da sua vida e da sua história poética, para que possam conhecer mais dessa grande Poetisa do Rio Grande do Sul. 





Sem comentários:

Enviar um comentário