quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Resumo da 9ª Edição da Festa do Chamamé

Dez noites de Festa do Chamamé em Corrientes

A capital da província de Corrientes, considerada a capital mundial do chamamé, realizou com sucesso a 23ª edição da Festa Nacional do Chamamé e 9ª edição da Festa do Chamamé do Mercosul. Cada noite do é denominada pelos organizadores como “sapukay”, por isso foram dez sapukays de chamamé no Palco Osvaldo Sosa Cordero do Anfiteatro Mário Del Transito Cocomarola e mais duas noites na penha da Costanera. Além disso houve a Bailanta em Poente Pexoa, cerca de 20KM do palco principal da festa, mas também aconteceram outras penhas oficiais e um fórum para debater as questões do chamamé nos países envolvidos. Um dos detalhes importantes do festival é o trajeto feito pelo rio para convidar as diversas comunidades. A embarcação Ygaruzu navegou pelo Rio Paraná, passando por Posadas, Ituzaingó, Ita Ibaté, Itati, Passo de la Pátria, Isla del Cerrito, chegando na praia Arazati, em Corrientes. 

A Festa do Chamamé está se tornando, a cada ano, o mais importante evento de integração latino-americana. Estiveram presentes no elenco, artistas da Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Costa Rica e Panamá. Destaca-se a participação do Ministro da Cultura de Costa Rica, Manuel Obregon, um músico conceituado que apresentou-se com o grupo “Rio Infinito”.

Os argentinos são as grandes atrações da festa, naturalmente. Nomes como Soledad Pastorutti, António Tarragó Ros, Salvador Miqueri, Mário Bofil, Los de Imaguaré, Los Alonsitos, Raul Barbosa, Ramona Galarza, Tereza Parodi, que entre seus convidados apresentou a família Os Fagundes para interagir no show dela, Amandaye, Gicela Mendez Ribeiro, Juancito Guenaga y su conjunto, Hermanas Vera, Ofélia Leiva, Bocha Sheridan, Fuelles Correntinos, Ramon Ayala, Orquestra Folclorica da Província e o Ballet Oficial Nacional, entre tantos outros, foram imensamente aplaudidos pelo público. Também foram bem recebidos pela platéia da aproximadamente 20 mil pessoas por noite, os artistas brasileiros, paraguaios e uruguaios.

Os brasileiros que atuaram nesta edição foram Renato Borghetti, Gilberto Monteiro, Shana Müller, Luiz Carlos Borges, Mauricio Brito e Humberto Yule, Don Ramon, Zezinho Nantes, Os Fagundes, Juliano Javoski e Leonel Gomes, além do apresentador brasileiro Paulo de Freitas Mendonça. Também pertencente ao elenco brasileiro, o correntino naturalizado brasileiro Lucio Yanel, recebeu uma homenagem.

A Festa do Chamamé toda transmitida ao vivo pela TN na Argetnina, também foi mostrada em cinco noites pela TVE do Rio Grande do Sul, um dos sonhos realizados pelo diretor de artes cênicas, da música e audiovisual do Instituto de Cultura de Corrientes, Eduardo Sivori. Houve grupos de turistas do Brasil que seguiram em excursão do Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

É uma imensa festa para 200 mil pessoas no Anfiteatro. Se cada uma delas soltasse apenas um sapukay por noite, seriam 200 mil sapukays, mas foram muito mais, pois os shows começavam as 21h e encerravam por volta das 05h da madrugada.

Fonte: Jornal do Nativismo

Sem comentários:

Enviar um comentário