quarta-feira, 15 de junho de 2011

COMEÇA O 1º FESTIVAL DE SÃO JERÔNIMO

Começa nesses dias 17, 18 e 19 de Junho de 2011 o Festival de São Jerônimo que recebe novo título FESTIVAL VOZES DO JACUÍ. Certamente o Clube do Comércio – tornar-se-á pequeno para mais esse evento que vem para ficar e engrandecer a cultura desta Pátria Grande do Sul

Festival Vozes do Jacuí - Classificadas


CLASSIFICADAS NA FASE ESTADUAL:

INVERNO BRABO
Letra: Telmo de Lima Freitas
Música: Telmo de Lima Freitas

PRA DOMA, BRIGAS E AMORES             
Letra: José Dias Motta
Música: José Dias Motta

NEGRA MORENA          
Letra: Rodrigo Jacques
Música: Rodrigo Jacques

ESO SI QUE HAY EN MI PAGO  
Letra: Martim Cesar Gonçalves
Música: Miguel Dario Diaz

A PEDRA            
Letra: Severino Rudes Moreira
Música: Zulmar Benitez

VISITA                
Letra: Rômulo Chaves
Música: Robledo Martins

QUANDO A ALMA DESABITA
Letra: Jaime B. Carlos
Música: Christian Guterres

“FLOR DO PASSO”         
Letra: Gustavo Gonzales e Luiz Carlos Ranoff
Música: Gustavo Gonzales

NA ALMA DE UMA MILONGA 
Letra: Eron Carvalho
Música: Tuny Brum

EN MI CANTAR DE PAISANO    
Letra: Martim Cesar Gonçalves
Música: Miguel DarioDiaz

O MOURO DA ORELHA ATORADA         
Letra: Rômulo Chaves
Música: Everson Maré

ENTÃO APERTO A CORDEONA
Letra: Wilson Vargas
Música: Sérgio Rosa

A FLOR, O BEIJA- FLOR E O ESPINHO    
Letra: Vagner Pessolotto
Música: Sérgio Rosa

TEUS OLHOS, MINHA SAUDADE             
Letra: Gilberto Caramão
Música: Jair Oliveira de Medeiros

UM VELHO PORTÃO DE PEDRA
Letra: Rodrigo Bauer
Música: Zulmar Benitez

A ESPERA          
LetrA: Telmo Vasconcelos
Música: Eduardo Monteiro Silva


CLASSIFICADAS NA FASE REGIONAL:

GAITEIRO E CANTADOR             
Letra: Elisandro Corrêa
Música: Jankiel Santos

DA BUENA LIDA CAMPEIRA        
LETRA: Juliano Oliveira
Música: Fernanda do Amaral

MATE DE ESTRIBO         
Letra: Rodrigo Barreto
Música: Wilson Vargas

ABA LARGA      
Letra e música: Adriano Steffler

MEU VERSO     
Letra: Elisandro Corrêa
Música: Gustavo Netto

SOU UM PRODUTO DO CAMPO             
Letra: Ricardo Hass
Música: Jader Duarte

ESTRADAS QUE LEVAM              
Letra: Neco Machado
Música: Airam Cardoso

DO FIEL INTÉ A SOITEIRA           
Letra: Acélio Fontoura Jr e Diego Guterres
Música: Airam Cardoso

TRANSMISSÃO DAS TRÊS NOITES PELA RÁDIO WEB TERRA GÁUCHA, QUE COM CERTEZA É UMA NOVA PARCEIRA DOS FESTIVAIS.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O cavalo da raça crioula


A ABCCC conta a história deste cavalo dos pampas.
O Crioulo, conhecido como o "Pequeno Grande Cavalo das Américas", descende dos cavalos Andaluzes e Lusitanos que foram trazidos para a América pelos colonizadores no século XVI. Estes animais tinham sangue dos cavalos berberes, vindos do norte da África pelos muçulmanos (mouros) que dominaram a Península Ibérica por oito séculos. O criador e historiador da raça, Floriano Aguilar Chagas, revela que descendentes desses cavalos são os atuais Mustangs dos Estados Unidos, o Mesteño, do México, o Paso Fino, do Peru, o Morochuca, da Bolívia e o Crioulo, criado no Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Brasil.


Ainda na primeira metade do Século XVI, foram espalhados cavalos ibéricos pela Costa Atlântica da América do Sul. Eram fundamentais como único meio de transporte terrestre, para as guerras e para os serviços nas estâncias, relata Floriano. Segundo ele, espalharam-se cavalos mansos por todos os quadrantes do Continente e, passados os anos, as tropilhas de cavalos domesticados aumentaram. Alguns foram abandonados e muitos fugiram e se dispersaram e, em liberdade, se multiplicaram. Conforme estudo de Floriano, a sua maior proliferação foi nas imensas e férteis planícies do Cone Sul do Continente Americano, onde formaram imensos rebanhos selvagens.


Muitos desses cavalos selvagens foram cair nas mãos dos indígenas, que se tornaram exímios cavaleiros e nas suas andanças espalharam e mesclaram essas cavalhadas. E assim formou-se a raça Crioula que, em conseqüência das condições de sua própria formação, pela seleção natural, com o aperfeiçoamento fisiológico e sobrevivência dos mais aptos, tem características muito especiais.


O superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, veterinário Gilberto Loureiro de Souza, explica que esta seleção natural fixou no cavalo Crioulo a condição de suportar tanto as altas como as baixas temperaturas, viver, procriar e ter longevidade, alicerçado somente nas condições ambientais. Segundo ele, estes aspectos de enorme importância, tornam o cavalo Crioulo inigualável.


Já no início do Século XX, grupos de criadores, adeptos da seleção do cavalo Crioulo, organizaram-se no sentido de criar e ordenar parâmetros seletivos para a formação de uma "base" de animais, ou seja, o embrião do standard racial. Após estes primeiros passos, formaram-se comissões para eleger os animais aptos a pertencer ao grupo base, relata Loureiro de Souza. Estas comissões se deslocaram por diversas regiões do Estado gaúcho, onde havia populações expressivas de cavalos.


Este grupo de homens, do cavalo, 22 agropecuaristas gaúchos, resolveram fundar a Associação de Criadores de Cavalos Crioulos, o que ocorreu em 28 de fevereiro de 1932, em Bagé, RS. Posteriormente, a entidade passou a se denominar Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), e ganhou sede definitiva em Pelotas, RS. No dia 4 de outubro de 2000, pela primeira vez, em quase 70 anos, uma mulher assumiu a presidência da entidade, Elisabeth Amaral Lemos.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
Altura: Cerca de 1,35m a 1,52m, com média de 1,45m em machos e fêmeas.
Porte: Pequeno
Pelagem: A clássica é o gateado, ou seja, um baio escuro, comum a listra preta., desde o fim da crineira até a cauda, estrias escuras nos membros e muitas vezes nas cernelhas. Todas as pelagens são admitidas.
Cabeça: Curta e larga, em forma de pirâmide, perfil reto ou ligeiramente convexo, olhos grandes, expressivos, afastados sobre o bordo do plano frontal, as orelhas são pequenas e afastadas da bases.
Andadura: Marcha trotada
Temperamento: Vivo, inteligente, corajoso, muito forte, bem disposto e possuidor de grande resistência.
Aptidões: O Crioulo é, por excelência, um cavalo de trabalho, ideal na lida com gado, para passeio e enduro, podendo ser usado para percorrer grandes distâncias.

Fonte: ABCCC 

A NATUREZA É PERFEITA

            Essa imagem achei no Facebook do grande cantor Marcelo Oliveira e resolvi partilhar com todos, para muitos que acreditam que Deus não existe e que se animam a caçar ou comprar carne de caças. Quantas e quantas vezes mata-se a Mãe e deixam um punhado de filhotes vivendo à Deus dará.
            Que essa imagem, ainda que pequena, possa amolecer os corações de pedra que se vangloriam de matar o que de mais belo a natureza pode nos dar.
             Que vá dona Tatua criar os teus tatuzinhos, preservadas, porque tenho a certeza que muitos que estão lendo essa matéria, jamais viram um filhote de tatu.
           Grácias, Marcelo Oliveira por nos presentear com essa imagem inesquecível.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

JÉSSICA TOMÉ: QUANDO A ARTE E A BELEZA SE JUNTAM


       Essa bela é Jéssica Tomé, menina Caxiense, que além da beleza tem a magia nos dedos. Acordeonista das melhores, cantora, compositora, arranjadora, recentemente lançou seu primeiro CD Simplicidade. Mas não é por isso que ela estás aqui, agora essa "linda", que desfila pelos palcos do Rio Grande com sua acordeon, é uma das candidatas a RAINHA DA FESTA DA UVA de Caxias do Sul. 
    A importância desse concurso para a vida de uma menina é ímpar e certamente a coroação desse êxito trará para ela não só as alegrias momentâneas, mas também um avanço na sua carreira, visto que, esse concurso o que mais vale é a cultura apresentada por cada candidata.
   Peço à todos que entrem nesse link abaixo e vamos votar na JÉSSICA TOMÉ para que cada voto seja mais um voto de incentivo.

Desde já agradeço!

SOLEDAD VEM AI NA TERRA DOS PRESIDENTES



Sole Pastorutti (@sole_pastorutti) no Brasil. Para delírio fronteiriço, La Sole estará presente na FENAOESTE 2011, em São Borja. O show será dia 07 de outubro e contará, com certeza, com público brasileiro e argentino já que São Borja faz fronteira com a cidade hermana de Santo Tomé.

A FENAOESTE é uma realização do Sindicato Rural de São Borja e acontece de 01 a 12 de outubro de 2011, nas dependências do Parque de Exposições Serafim Dornelles Vargas.
Mais informações em breve.


JURADOS DO REPONTE DA CANÇÃO 2012




Eleitos os jurados do 28º Reponte
Na tarde de domingo (05), foi feita a contagem dos votos que elegeriam os jurados do 28º Reponte da Canção, cuja votação aconteceu na noite de sábado (04), durante a apresentação das músicas concorrentes ao 27º Reponte. Foram contabilizados 104 votos, entre público, músicos e representantes da imprensa, incluindo 1 voto nulo e 1 voto apenas na Linha Campeira.


Com 28,48% dos votos, foram eleitos na Linha Livre os candidatos da chapa 1. São eles:
- Andrigo Xavier (São Lourenço do Sul);
- Adriana Sperandir (Osório);
- Gilberto Oliveira (Rio Grande).


E na Linha Campeira, com 38,55% dos votos, os candidatos da chapa 4:
- Nilton Ferreira (Jaguari);
- José Carlos Batista de Deus (Pelotas);
- Osmar Carvalho (Porto Alegre).


Fonte: Comissão Organizadora do Festival

Coxilha Negra define vencedoras em Butiá


Encerrou na Madrugada dessa segunda feira mais uma edição do Festival Coxilha Negra de Butiá, com o Show de Luiz Marenco e logo depois o anuncio das premiações, que são as seguintes:

Premiação:


Melhor tema regional: De preces e lides
Letra- Vladimir Silva Lima
Música- Lucas Duarte
Intérprete-

Música mais popular: A magia da palavra
Letra/Música- Francisco Luiz

2º Linha popular: Peças
Letra/Música- Luiz Souza
Intérprete- Darlin

2º Linha Nativsta: Refúgio
Letra- Noé César
Música- Robledo Martins
Intérprete- Robledo Martins

1º Linha Popular: Como um tambor candombeiro
Letra- Martím César Gonçalves e Diego Müller
Música- Robledo Martins
Intérprete- Shana Müller

1º Linha Nativista: A voz
Letra - Jorge Prado
Música - Zulmar Benitez
Intérprete- Flávio Hansen

Melhor intérprete: Shana Müller
Melhor instrumentista: Douglas Mendes 

sábado, 11 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS

    Nesse dia dos namorados eu não poderia de deixar de homenagear a minha eterna namorada, pois só um amor verdadeiro pode durar muitas vidas...









Linda flor colorada

Um dia eu encontrei uma linda flor,
Dessas que enfeitam o fio da estrada,
Tinham pétalas luzidas da mesma cor,
Com gostas de sereno da madrugada;

Colhi com a mais sublime maestria...
Embora as mãos rudes deste peão,
E a flor que é tão rara nos meus dias,
Veio dar uma nova vida pra o galpão;

Há! Minha flor colorada...
Que enfeita os meus olhos todo dia,
Tu és o meu calor nas noites frias...
Fonte de amor, luz e inspiração;
Há! Minha flor campesina...
Cheiro de campo, céu e madrugada,
Deusa da vida linda flor colorada,
Musa eterna da pauta de uma canção;

Um dia a linda flor deixou o rancho,
Pelos outonos que secam sonho e vida,
E o perfume que restara no meu poncho,
Também se foi sem adeus de despedida;

E o coração, de amor, fechou-se ao luto,
Nunca mais buscou outras estradas...
A flor, de tão rara, não me deu fruto,
Só há saudade, do teu amor, flor colorada!

A todos àqueles que acreditam no amor verdadeiro.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sesmaria da Poesia Gaúcha 16ª Quadra / Osório RS




OSÓRIO
“BERÇO DE TODAS AS CULTURAS”
TERRA DA SESMARIA DA POESIA GAÚCHA


A SESMARIA DA POESIA GAÚCHA é um concurso de poesia e declamação, cuja temática deve estar identificada com o contexto sócio cultural do Rio Grande do Sul, abordando as várias nuanças poéticas que caracterizam a produção literária de nosso estado, tais como: gauchesca; nativista; regionalista; tradicionalista; localista; telúrica; social; pageana; payadoresca.



Fonte: http://www.sesmaria.org.br/

21ª Guyanuba da Canção Nativa e 14ª Guyanuba Piá - Regulamento



Oficializada pela Lei Municipal n.° 1.738/94, que cria o calendário de atividade culturais e educacionais do Município de Sapucaia do Sul, o evento 21ª Guyanuba da Canção Nativa será regida pelo regulamento abaixo disponibilizao.

Inscrições de 14 de maio a 20 de julho
O evento acontecerá de 4 a 7 de agosto.



Para mais informações, acesse o site da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul.
Fonte :
http://www.prosagalponeira.blogspot.com/

O SORRISO DE UM CAMPEÃO

A vida nos resguarda segredos e alegrias que nem mesmo o tempo pode explicar... Tem pessoas que conhecemos e nos tornamos amigos porque o convívio nos encaminha, mas tem aqueles que nos são colocados e que até mesmo sem os conhecer, nos tornamos amigos...
JOSÉ CLARO ou Zézinho para os mais íntimos, esse de sorriso largo (com o poncho do piá) e dois troféus nos braços, sim esse taura e o Grupo Floreio foram os vencedores do mais recente Ronco do Bugio em São Chico de Paula.
Pois é a ti, meu amigo, que quero ocupar esse espaço, pois poucos vencedores são merecedores dos prêmios que a vida lhes oferece, mas tu és diferente, tu és "Toxa" e tenho certeza que os palcos do Rio Grande tornar-se-ão pequenos para tamanho talento.
Sei que estará vindo por ai, mais um CD onde me destes o privilégio de por minhas simples e humildes letras e espero que somadas com o teu talento, tu possas arrombar esse Rio Grande velho à toque de gaita e acordes de guitarra, pois nossa Cultura tão judiada, por um falso modernismo, necessita de tauras "Toxas" e os Patrões desses Centros Culturais que prestem atenção à esse autêntico toque serrano.
Parabéns, meu galo... certamente esse é mais um troféu que vem juntar-se a tantos outros que enfeitam o teu galpão.

OS MENINOS DE OURO DO SUL DO BRASIL

  
Nesta proxima terça-feira, ao meio dia, estarão no Jornal do Almoço da RBS TV Santa Maria a dupla, os meninos de ouro do Sul do Brasil ARISON & EMERSON. Eu que venho acompanhando a carreira meteórica desses que ja deixaram de serem promessas para se tornarem uma realidade no meio musical.
           Depois de vencerem a 8ª VIOLA DE TODOS OS CANTOS em São Carlos, há exatamente 1 ano atrás, os meninos de São Vivcente do Sul decolarão rumo à São Paulo pela 8ª vez, agora para finalizar o CD da dupla e para celar essa carreira que só vem tendo exitos...
           Parebéns meninos...vocês que já conquistaram os palcos do Rio Grande do Sul agora emprestam talento pelos palcos do centro do Pais 

AGENDA DOS MENINOS NO MÊS DE JUNHO EM SÃO PAULO!
16 - INAUGURAÇÃO DE UM SOCIETY EM SÃO CARLOS
17 - "10° FORRÓ GERAL" NA UNICEP
18 - FESTA JUNINA NO COUNTRY CLUB
19 - FESTA PARTICULAR EM UM CONDOMÍNIO
25 - FESTA JUNINA NO SÃO CARLOS CLUB
26 - ZOE DINING CLUB "SHOPING IGUATEMI"


EM AGOSTO CD "AO VIVO EM SÃO PAULO" CHEGANDO NAS LOJAS!

QUEM NÃO ESQUECE SUAS RAÍZES VIVE DE CABEÇA ERGUIDA...

Meu amigo.
Apesar do tempo ter passado aquele "apartamentinho" frio da rua
Pinheiro Rocha, quando sonhavamos em um dia estar num festival ouvindo SOMOS HERMANOS continua vivo na minha memoria e se tem uma coisa que eu faço questão de falar é que tenho orgulho de ter nascido no QUINTO DISTRITO DE SÃO CHICO DE ASSIS E REGISTRADO NA VILA KRAEMER, digo isso porque talvez muita gente não nos conhece, o tempo passou e se hoje estamos trilhando esse caminho com muito orgulho é porque sabemos de onde viemos.
                São 22 anos respeitando cada poeta,músico,interprete que fazem a cultura do RIO GRANDE DO SUL ser grande como é , não quero ser mais que ningém e isso tu sabe, só quero que aquele sonho naquele "apartamentinho" frio da rua Pinheiro Rocha, fique sempre vivo. Não estamos aqui por acaso meu irmão e a pilcha que visto é parte do meu corpo desde a época em riam de nós EM TOM DE DEBOCHE quando nos viam com violão e bombo leguero cruzando a 13 de Janeiro para mais um ensaio do ANA TERRA.
                   Bem são tantas coisas, que aqui fica dificil FALAR, porque a pagina não é pra isso e sim para recebermos amigos, mas vamos tomar um mate qualquer hora dessas e lembrar, porque o que vale e o que temos fotografado na nossa memória.
Um abraço.

NILTON FERREIRA

                   Este texto enviado pelo meu irmão Nilton Ferreira no meu orkut, mostra que aquele que tem raíz se estabelece. Num mundo onde muitos balançam para todo o lado, feito vara verde, é porque falta-lhes o chão e desconhecem a verdadeira raiz. Fazer música é uma arte para poucos, fazer música de qualidade é somente para as pessoas especiais.
                    Parabéns meu galo... segue levando a arte na forma do verso, independente do palco em que estejas, se do VIOLA DE TODOS OS CANTOS em São Paulo ou do CTG TROPEIRO DAS MISSÕES da NOSSA Vila Kraemer.

Grácias amigo.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nilton Ferreira em São Carlo, SP - Viola de Todos os Cantos

Vídeo da apresnetação do Viola de Todos os cantos em São Carlos, SP - Assista
http://eptv.globo.com/viola/VID,0,1,38188;1,veja+o+que+foi+destaque+na+etapa+de+sao+carlos+do+viola+de+todos+os+cantos.aspx

Para mim que acompanho a vida e a carreira de Nilton Ferreira não é surpresa esse vídeo.
Saber que os Gaúcho fazem sucesso fora, também não é surpresa para ninguém, mas vê-lo
pilchado e de chapéu tapeado no palco do viola é que me faz ter orgulho dessa cultura que
amamos, lutamos e defendemos. Certamente teus conterrâneos, quais à mim e os Gaúcho
de verdade, também devem nessa noite fria de um mês de Junho estar ogulhoso do amigo,
do parceiro e do cantor Nilton Ferreira.
E quando entro e assisto esse vídeo e vejo no palco pessoas com Regis Reis sei que
vale à pena fazer arte, nessa vida tão carente de boas pessoas e bons músicos.
Parabéns meu galo, hoje a emoção me levou de volta aquele "apartamentinho" frio
da rua Pinheiro Rocha, quando sonhavamos em um dia estar num festival.
Estou com as mãos "inchadas" de bater palmas para ti.
Obrigado por nos fazer feliz...

Abraço


Paulo Ricardo Costa

31ª Coxilha Nativista de Cruz Alta

 



A COXILHA NATIVISTA é um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul. Um marco na história dos festivais de música regional do Brasil.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Cruz Alta  ininterruptamente desde 1981, é uma referência para quem vê na música uma oportunidade de crescimento e projeção artística. Pelo palco da COXILHA NATIVISTA a cada ano passam grandes nomes da música regional do sul do país, bem  como  muitos tiveram nesse palco o primeiro espaço para expressão da sua arte.
Desde 1985, junto a COXILHA NATIVISTA acontece também a COXILHA PIÁ. Pioneira como festival de interpretação de música infanto-juvenil do gênero no Rio Grande do Sul, anualmente tem trazido ao palco expressiva participação de grandes promessas e revelações do nativismo gaúcho, muitos inclusive ja tendo se consagrado nos palcos dos mais significativos festivais do estado, inclusive na própria COXILHA NATIVISTA.

O evento fez com que Cruz Alta se transformasse no  grande palco do nativismo gaúcho, dando vez à voz dos artistas  de todas as idades.

Baile de lançamento da 31ª Coxilha Nativista
Data: 04/06/2011
Hora: 20h30min
Local: CTG Querência da Serra

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL:

27/07 (quarta-feira)
20h30min Abertura oficial
10 apresentações da Fase Local
Show ADAIR DE FREITAS

28/07 (quinta-feira)
20h30min 8 apresentações da Fase Geral
27ª Coxilha Piá – Categoria Piá Taludo
Show PEDRO ORTAÇA

29/07 (sexta-feira)
20h30min 8 apresentações da Fase Geral
27ª Coxilha Piá – Categoria Piá
Show JOCA MARTINS

30/07 (sábado)
20h30min 12 (doze) classificadas da Fase Geral e 03 (três) da Fase Local
Show LUIZ MARENCO e JARI TERRES

JURADOS DA 31ª COXILHA NATIVISTA

GUJO TEIXEIRA – De Lavras do Sul, poeta, compositor, considerado um dos mais importantes poetas campeiros do Rio Grande do Sul na atualidade. Tem parceria com os mais importantes nomes da música do Rio Grande do Sul. Vencedor dos mais importantes festivais do estado, entre eles a Coxilha Nativista.

NENITO SARTURI – De Santiago do Boqueirão, um dos mais importantes nomes do nativismo gaúcho. Cantor e compositor, dono de uma obra que compreende muitos sucessos que fizeram história na música do RS. Participa da Coxilha Nativista desde sua 1ª edição, tendo por 2 vezes se sagrado vencedor.

ROBLEDO MARTINS - De Pelotas, um dos intérpretes mais destacados dos festivais de música do nosso estado e também além das nossas fronteiras. Acumula premiações como vencedor e melhor intérprete nos mais importantes festivais nativistas do RS, inclusive na Coxilha Nativista.

JUCA MORAES – Natural de Bagé, radicado em Cruz Alta há mais de 3 décadas, poeta, compositor, com participação destacada nos festivais de música do estado, tem na Coxilha Nativista o ancoradouro de uma carreira de sucesso.

TIAGO QUADROS – Missioneiro de Santo Ângelo, gaiteiro destacado nos palcos gaúchos, com participação em shows e espetáculos dos mais importantes nomes do nativismo gaúcho. Também foi vencedor e melhor instrumentista em muitos festivais, entre eles a Coxilha Nativista.


Fonte: blog Terra Gaúcha


Festival Tropilha Crioula reúne centenas de pessoas em São Borja


O primeiro Festival Tropilha Crioula, realizado no último fim de semana, em São Borja, reuniu mais de mil pessoas no Centro de Tradições Gaúchas Tropilha Crioula. A milonga “Outra forma de ver” levou o prêmio de melhor música. O grupo é formado por músicos de Santa Maria, Entre Ijuis e Candiota.
_ Um abraço amigo, um sorriso parceiro do olhar de alguém que gosta do que nós. É isso que vale a pena_ ressaltou o vencedor da milonga, Pedro Junior da Fontoura.
No palco do CTG Tropilha Crioula foram apresentadas 30 canções, de um total de 335 que se inscreveram.
_ Eu gostei e aplaudo a iniciativa do CTG que conseguiu fazer um festival simples e do tamanho da cidade_ destacou o comerciante, Tono Ferreira.
O segundo lugar foi para a milonga “mamão chureiro”, em terceiro lugar a milonga “Dois Mundos”, com músicos de São Borja. Os músicos Miguel Bicca e Maico Pimenta receberam troféu de música mais popular e melhor tema campeiro.

Fonte: clic RBS TV

O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO

O universo nativista do estado já se mobiliza para a 5ª edição do festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, promovido pelo sistema Ocergs/Sescoop.
Como nas edições anteriores, em 2011 serão realizadas tres etapas classificatórias regionais e uma grande final. Para cada etapa serão selecionadas dez músicas, dentre as quais, quatro serão apontadas como finalistas, três definidadas pelos jurados e uma pelo voto popular.
Um dos mais bem organizados do estado, o Festival do Cooperativismo, como é conhecido no ambiente cultural gaúcho, oferece ótimas condições para os participantes e excelentes ajuda de custo e premiação.
O regulamento pode ser baixado direto do site http://www.ocergs.com.br/
Confira as informações sobre o 5º O Rio Grande Canta o Cooperativismo:
Prazo para inscrições:  até 29 de julho de 2011
Etapas:
1ª Etapa:  07 de outubro: Pinhal
2ª Etapa: 28 de outubro: Bento Gonçalves
3ª Etapa: 18 de novembro: São José do Ouro
Final:  09 de dezembro: Tapera
Ajuda de Custo Classificadas:  R$ 3.000,00
Ajuda de Custo Finalistas: R$ 3.500,00
Premiação:
1º Lugar: R$ 8.000,00 
2º Lugar: R$ 7.000,00
3º Lugar: R$ 6.000,00 
Melhor instrumentista: R$ 4.000,00 
Melhor intérprete: R$ 4.000.00 
Melhor letra: R$ 4.000.00 
Melhor melodia: R$ 4.000,00 
Melhor arranjo: R$ 4.000,00 
Música mais popular: R$ 4.000,00  
 
Fonte: Ronda dos Festivais

Dupla de Rio Claro e músico gaúcho vencem a 4ª etapa do Viola

Os irmãos Francisco e Fernando e o veterano Nilton Ferreira vão disputar a final em Poços

05/06/2011 - 00:37
Fabiana de Paula - EPTV.com
Alterar o tamanho da letra A-A+

A dupla Francisco e Fernando, de Rio Claro, e o músico Nilton Ferreira, de Jaguari, no Rio Grande do Sul, foram os grandes vencedores da quarta eliminatória do Festival Viola de Todos os Cantos, realizada neste sábado (4) no Sesc São Carlos.
Veja fotos da 4ª etapa do Viola de Todos os Cantos
O público lotou as dependências do Ginásio e correspondeu a expectativa da organização, que esperava dois mil participantes. Com torcida organizada, a dupla de Rio Claro levou o prêmio de mil reais na categoria música raiz com a canção “Museu da Minha Vida”, e garantiu um lugar na final, que acontece dia 15 de julho em Poços de Caldas. “Nos preparamos muito, e sabíamos que a música era boa, mas a gente chega aqui e vê tanta gente competente... Para mim este é o momento mais marcante; não importa o que vier daqui pra frente”, comemorou Francisco.
Muito aplaudido pelo público, o gaúcho Nilton Ferreira é veterano no festival: em seu terceiro ano consecutivo de "Viola de Todos os Cantos", esta foi a segunda vez que o músico é classificado para uma final. A primeira foi em 2009, em Araraquara.
Há 22 anos trabalhando com música regional no Rio Grande do Sul, Ferreira se apresenta acompanhado de quatro músicos no palco. A música “Onde Mora o Sabiá” foi decisão unânime entre os jurados. “Me preparei muito para isso, mas sempre respeitando os outros concorrentes, todos ótimos músicos. Agora a expectativa vai lá para Poços”, exaltou.
Com cinco CDs gravados, o músico conta que conheceu o festival por intermédio de um conterrâneo e afirma que não costuma se apresentar fora do Estado. “Não tocamos em outros lugares porque não procuramos. Eu nunca tinha vindo para São Carlos e o público aqui nos recebeu muito bem. Em Araraquara foi a mesma coisa. Outra dificuldade que temos é a distância, que também é muito grande. Por isso festivais como este são tão importantes”, explicou.
Outras histórias
Muito aplaudido pelo público presente no Ginásio do Sesc, o músico Augusto Hijo descreveu sua viagem para participar do festival como uma “odisseia”. Radicado em Belém (PA), Hijo concorreu na categoria música regional com a canção “Nave Protonotária” e conta que levou mais de 15 horas para chegar na cidade. A distância foi compensada com a satisfação de dividir parte da cultura amazonense com o público do festival. “O Viola de Todos os Cantos está tomando um caminho mais abrangente para agraciar o povo do sudeste com o som do restante do País, o que é um grande ganho. Estou muito feliz com a oportunidade de mostrar o nosso trabalho aqui.”
A compositora Nilza Torres Salvi, de Andradas (MG), levou tempo para perder o medo dos palcos e encarar o público para cantar as letras que arquivava desde que começou a compor. Há 10 anos, ela concilia as atividades de artesã e o trabalho na marcenaria do marido com apresentações em bares e festivais de Minas.
No festival, Nilza apresentou a música de sua autoria, “Somos todos mortais”, mas conta que nem sempre é fácil divulgar o trabalho que faz com tanto carinho. “O espaço para a música regional é pequeno no Brasil em geral. A gente tem que tocar músicas de outros artistas em barzinho porque é o que o pessoal quer ouvir”, lamenta.
Com três discos gravados, a parceria entre Tony Santos e Alencar surgiu ao acaso, quando os dois colegas de trabalho puxavam a cantoria no ônibus da empresa em que viajavam todos os dias. O incentivo dos amigos levou Tony a compor as músicas inspiradas por Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó, Léo Canhoto e Robertinho, entre outros.
O gosto pela música de raiz vem da infância, da época em que trabalhava na roça e ouvia no rádio o programa do Zé Bettio, famoso radialista brasileiro da década de 70 e 80. Na segunda participação da dupla no festival, eles concorreram com a canção “Casinha de Palha”. 
Entusiasmado com a participação no festival, Tony revela os planos da dupla para o futuro: “Pretendemos lançar mais um CD e um DVD em 2013. Vamos tentar viver de música”.
A noite teve ainda apresentação de jazz com as garotas do grupo de dança do Centro comunitário do Parque Delta, show com Mazinho Quevedo e família, a tradicional prosa caipira com Barnabé, e encerramento com show de Hudson e Donizetti.
A próxima etapa do Viola de Todos os Cantos será realizada em 18 de junho, em Varginha.

GAÚCHOS NO "VIOLA"

 

Nilton Ferreira, ontem no "Viola"
Na noite de ontem, 04/06, o cantor Nilton Ferreira obteve classificação para a grande final do Viola de Todos os Cantos, interpreteando a música "Onde Mora o Sabiá", na Etapa realizada na cidade de São Carlos/SP.
Anteriormente, no dia 21 de maio, o Grupo Chão de Areia, formado por Mario Tressoldi, Chico Saga e Flávio Junior,  tambem já haviam conseguido classificação para a final do Viola, interpretando, na etapa realizada na cidade de Limeira/SP, a música "Tafona", de Carlos Catuípe e Ivo Ladislau.
Parabéns Nilton Ferreira  e Grupo Chão de Areia.
Fica agora a expectativa e a torcida quanto a participação do bagéense Caine teixeira na Etapa de Varginha/MG, no dia 18 de junho, com a música  "É Assim a Vida".
 
Fonte: Jairo Reis

27º Reponte de São Lourenço do Sul - RESULTADO

Os vencedores da Linha Campeira do Reponte

















O 27º Reponte da Canção, foi realizado no último final de semana, na cidade de São Lourenço do Sul e os destaques foram os seguintes:
LINHA CAMPEIRA
Primeiro Lugar : La Mandinga
(Gustavo Brasil/Juliano Javoski)
Int: Juliano Javoski
Segundo Lugar: Domingueira 
(Adão Quevedo)
Melhor Poesia: A mão que saca o pelego (Fabrício Marques)
LINHA LIVRE
Primeiro Lugar: Como Lo Siento
(Frederico Viana)
Int: Frederico Viana
Segundo Lugar:   Céu de Purpurina
Vaine Darde/Osmar Carvalho
Melhor Poesia: Outono dos Sentidos (Jaime Vaz Brasil)
GERAL
Melhor Instrumentista: Marquinho Fê - Outono dos Sentidos
Melhor Intérprete: Frederico Viana - Como Lo Siento
Melhor Arranjo Instrumental: No Mar dos Teus Olhos
Melhor Melodia: Como Lo Siento  (Frederico Viana)
Melhor Tema Litorâneo:  No Mar dos Teus Olhos  (Rômulo Chaves/Nilton Júnior da Silveira)
Mais Popular: Domingueira (Adão Quevedo)
 
Fonte: Blog Ronda dos Festivais