terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

26 de março - Dia do Laço


Projeto que cria o Dia do Laço é aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça
Escrito por Patrícia Cardoso Categoria: 

Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 377 que confere ao laço a distinção de instrumento campeiro símbolo do Rio Grande do Sul.

O texto instituí o Dia do Laço a ser comemorado anualmente em 26 de março, data do aniversário da cidade de Porto Alegre, palco de um dos mais de 400 rodeiros que movimentam anualmente o Estado. Atualmente, cerca de 20 mil laçadores atuam nos eventos em solo gaúcho, garantindo emoção nas pistas. O projeto também incorpora o Dia do Laço ao calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul. Ainda hoje será protocolado um pedido para rápida votação em Plenário. “O projeto vem preencher uma lacuna na valorização de um dos símbolos mais importantes da cultura gaúcha juntamente com o churrasco, o chimarrão, o cavalo e a gaita”, lembra o deputado Elton Weber, autor do projeto.
De acordo com o texto, o laço caracteriza-se pela corda feita de couro cru, com comprimento de até 15 braças, de grande utilidade no dia-a-dia no campo e composto por argola, ilhada, o corpo de laço e a presilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário