quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Morre a viúva do Teixeirinha

Morre aos 85 anos Zoraida Lima Teixeira: a viúva do Teixeirinha 

Uma triste perda desta guerreira que foi dona Zoraida, meu sentimentos a família Teixeira. Acredito que hoje no céu teremos serenata do nosso maior artista. 

"Em 1959, Zoraida viu o marido partir para a mais ambiciosa de suas excursões. Teixeirinha passou 21 dias em São Paulo, na tentativa de realizar seu maior sonho: transformar-se em um cantor de sucesso. Quando voltou a Passo Fundo, com o primeiro compacto gravado, nenhum dos dois poderia supor o que viria depois.

A história, no entanto, nós já conhecemos. Depois de algumas gravações de pouco sucesso, Teixeirinha estoura com Coração de luto (1960) e sai pelo Brasil, cantando e faturando. A família vai morar em Porto Alegre, de onde Zoraida não sairia mais (a não ser em passeios ou nos verões, quando os Teixeira se transferiam para Capão da Canoa).

Foram mais de duas décadas de união. Dona Zoraida conheceu praticamente todas as pessoas que fizeram parte da rede social de Teixeirinha. Eu me arriscaria a dizer, inclusive, que ninguém sabe mais sobre o homem e o artista do que ela. Uma conversa com dona Zoca é de encher os olhos! São causos, comentários, histórias do cotidiano de uma senhora cujo ânimo contagia. Volta e meia e ela sai com uma tirada engraçada, com uma risada, um comentário sobre a boa fase do tricolor gaúcho (sim, ela é gremista até os dentes!) Para que se tenha uma idéia, basta dizer que dona Zoraida foi a primeira pessoa a ouvir Coração de luto, minutos depois que Teixeirinha a compôs!" Radio Uirapuru

Fonte: Moisés Menezes

Sem comentários:

Enviar um comentário