quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Livro de poesias gaúchas será lançado em Brasília

O poeta Rafael Fritsch Walendorff, 24 anos, lança seu primeiro livro de poesias gauchescas no próximo dia 22 de fevereiro, no Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo na Saudade, no PAD-DF, área rural do Paranoá-DF, pela editora Vincere Associados. Intitulada Meus versos sinuelos: de tempo, vida e saudades, a obra reúne mais de 20 poemas compostos ao longo dos últimos anos e que retratam a vida, os costumes e as tradições do povo gaúcho. O evento terá jantar, apresentações de declamadores e show com o intérprete consagrado do Rio Grande do Sul Jorge Marino, além de sessão de autógrafos do autor.

Nascido em Brasília-DF, Rafael é formado em jornalismo e atua como Diretor Artístico no CTG Sinuelo da Saudade. Começou a compor poemas com temas gauchescos em 2007 e não parou mais. Abordando cenas do cotidiano campeiro e urbano, o poeta fala da cultura gaúcha com um forte realce sentimental e procura contar histórias que presenciou e coisas que aprendeu sobre a tradição sulina fora do Rio Grande do Sul. Com essas poesias, conquistou vários prêmios em festivais e rodeios da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central (FTG-PC). "Me baseio em coisas simples. Como nunca morei no RS, boto em minhas poesias uma visão de quem viu gaúchos orgulhosos de sua tradição a perpetuando em um distante rincão. Coloco coisas que aprendo com os campeiros daqui, mas também sentimentos comuns a todos, rurais ou urbanos, coisas do campo e coisas do coração. Coisas sobre o tempo, sobre a vida e sobre as saudades que sentimos”, aponta.

Rafael gosta também de homenagear pessoas, fatos e, principalmente, o lugar onde nasceu, foi criado e mora até hoje: o PAD-DF. “São poesias simples, que contam histórias que exaltam o gaúcho, sua vida, sua cultura. Mas o poema ‘Combate por terra e céu’ é especial, pois fala da saga dos gaúchos que se aventuraram no Cerrado e construíram vida nova no Planalto Central”, conclui. O livro é ilustrado por Ricardo Greff Quines, amigo do poeta; um brilho a mais para a obra, com desenhos simples, crus e muito autênticos que retratam os temas propostos nas poesias.

Jorge Marino
O lançamento do livro será abrilhantado com a presença e o show de Jorge Marino, músico e intérprete gaúcho, com dois CDs na carreira (o terceiro está sendo gravado) e uma longa vivência no meio tradicionalista, acompanhando grupos de dança de todo o Brasil em rodeios há muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário