quinta-feira, 4 de julho de 2024

POR QUE O MATE SE CHAMA "MATE"?

Quando os conquistadores chegaram a estas terras, eles perceberam que os nativos praticavam o ritual de se reunirem para beber uma infusão que os guaranis chamavam de "cayguá". Esta expressão deriva dos vocábulos guarani y= seria água, o i poderia tomar sei como diminutivo e a palavra que chama o mate é kay'u ou ka'a e ú, ou erva com água quente o que pode ser traduzido em "água de erva".
A expressão "mate", nasce do vocábulo quechua "mati", que significa abóbora, que é onde se preparava o mate. O mesmo era tomado através de uma caninha chamada "taquari", na qual se colocava uma semente oca que fazia as vezes de filtro.
Por extensão, os conquistadores designaram assim a infusão produzida a partir da erva (ilex paraguayensis). Estes tinham a crença de que era uma " erva do demônio" por desconhecer a sua prática. Eles também alegaram que era uma bebida de preguiçosos, pois os nativos dedicavam várias horas por dia a este ritual.
A erva mate deve o seu gosto amargo aos taninos das suas folhas, é por isso que há quem goste de adoçar um pouco, e a espuma que é gerada pela cevada é causa dos glicósídeos.
Mate é mais do que uma bebida. É uma tradição que vence os costumes isolacionistas do crioulo e combina as classes sociais... e através dos tempos, foi o mate que fez a roda dos amigos, e não a roda que trouxe o mate. E não só isso, também é um símbolo para todos os que se afastam do seu país natal (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Brasil) e encontram nele uma relembrança e um elo com a sua terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário