sexta-feira, 5 de julho de 2024

TEM ENART EM SANTA MARIA


Santa Maria sedia no próximo fim de semana a primeira etapa do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o maior evento de arte amadora da América Latina. O concurso reúne apresentações em 15 modalidades artísticas diferentes, como dança, declamação, intérprete, gaita, violão, chula e até mesmo contação de causos. O CTG Sentinela da Querência será responsável por receber os candidatos dos 17 municípios da 13ª Região Tradicionalista durante sábado (6) e domingo (7).
Ao todo, 29 grupos de dança participam da competição, que ocorre em paralelo ao Circuito de Rodeios Regional. Sete deles buscam classificação para a etapa inter-regional, marcada para agosto deste ano, em Cacequi. O objetivo final é chegar à fase estadual, que ocorre anualmente no mês de novembro, em Santa Cruz do Sul. Somente 40 grupos de todo o Estado participam da etapa na Força A – a principal e mais disputada do concurso.
Neste ano, quatro entidades participam da Força A representando a 13ª Região Tradicionalista e Santa Maria: AT Poncho Branco, CTG Sentinela da Querência, CPF Piá do Sul e DT Querência das Dores. Outros três grupos: do CTF Alma Gaúcha, CTG Ronda Crioula e DTG Noel Guarany concorrem na Força B. Em 2023 o DTG Noel Guarany ficou em 3º lugar na etapa final do Enart.
Conforme a diretora artística da 13ª Região Tradicionalista, Carla Pozzobom, Santa Maria se consolida há décadas, como um dos municípios com maior representação na Força A do Enart:
- O número é o que esperávamos. Santa Maria sempre foi forte na Força A. Além disso, os grupos sempre ficam bem colocados, já tivemos campeões mais de uma vez - ressaltou.
O evento que ocorrerá na sede social do CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi, é aberto ao público e o ingresso custa R$ 15 a cada dia.

Dança, música, poesia e muito mais

Além dos grupos de dança – nomeados no meio tradicionalista de Invernadas – também há competição nas categorias Individuais. Há 14 modalidades, dentre elas, declamação, chula, trova, Intérprete solista vocal, conjunto instrumental, violão, viola, gaita, pajada, concurso literário, concurso de causos, entre outros. Podem participar homens e mulheres que sejam vinculados a uma entidade tradicionalista e que tenham mais de 15 anos. Não há limite máximo de idade.
Na categoria Danças Tradicionais Gaúchas, os conjuntos apresentam – na primeira fase – três danças de livre escolha, além de uma coreografia inédita. Nas demais etapas, há sorteio das danças. Ou seja, os grupos ensaiam 19 danças para, destas, sortear e executar três.
As coreografias apresentadas são criações inéditas de músicas aprovadas pela própria invernada. Geralmente, é o que mais chama atenção nos concursos, pela criatividade na escolha das temáticas.



Sem comentários:

Enviar um comentário