terça-feira, 30 de maio de 2023

São Francisco de Assis - A CAPITAL DO BUGIO


               - A CAPITAL DO BUGIO -

Penso que chegou a hora do Rio Grande do Sul reconhecer São Francisco de Assis a CAPITAL DO BIGIO - não só por o Ritmo Bugio estar  mais que comprovado que nasceu da Gaitinha do Neneca Gomes, com os 12 anos de pesquisa de Salvador Ferrando Lamberty, mas também pelos 15 Festivais da Querência do Bugio que já emprestou ao estado mais de 90 bugios e muitas outras gravações de grupos e de Assisenses que andam pelo estado. 

E para fomentar mais, ainda a bugiada (bichos) que desfilam pelas praças e pelas casa da Cidade com seu Ronco Madrugueiro, nos dá a certeza que chegou a hora desse reconhecimento por parte do Estado do Rio Grande do Sul. 

Nada acontece por acaso, o Santo padroeiro de Assis, o Protetor dos animais, assiste todos os dias, de frente à Igreja,  o ronco do bicho bugio pelas arvores centenárias da praça Coronel Manuel Viana e certamente ao longe escuta uma gaitinha chorando num bugio, portanto, porque não dizer que São Francisco de Assis é A CAPITAL DO BUGIO?

Que fique esse alerta, para chamar a comunidade Assisense e ao Povo do Rio Grande do Sul e parar com essa história que o Bugio é de todos, se todas as outras cidades se acham capitais de alguma coisa, como querem tirar esse nosso espaço de ser a Capital do Bugio. 

Nossa vizinha Santiago é a Capital dos Poetas, será que é só lá que tem poetas?
São Borja é a Capital dos Fandangos, será que só lá tem fandango?
Bagé é a Capital do Churrasco, será que só lá tem churrasco?

Mas São Francisco de Assis, é sim, a CAPITAL DO BUGIO, porque merece muito o reconhecimento de todos por tudo que já fez e vem fazendo, tanto pelo ritmo, quanto pelo bicho bugio!

Deixo AQUI o Vídeo do Bugio - HERANÇA DE GAITEIRO - Miguel Marques - 10º aparte


Sem comentários:

Enviar um comentário