A Fazenda da Tafona, é um daqueles sítios históricos que levam você a mergulhar no passado, reencontrando cenários, móveis e objetos que retomam um tempo de fronteiras ainda indefinidas, de disputas entre portugueses e espanhóis pelo domínio da terra e da natureza.
Situada na localidade de Porteira Sete, distrito de Cordilheira, em Cachoeira do Sul - RS, apresenta características arquitetônicas típicas portuguesas, conservando a ambiência das antigas estâncias de criação, com destaque para o moinho de farinha de mandioca, a Tafona, um dos únicos exemplares completos que está em seu lugar original. A Tafona é uma unidade fabril importante para a economia da época. Diz a tradição familiar que a sede da fazenda teria sido construída entre 1811 e 1813 e que a água-furtada que domina o frontão servia para observar a chegada de estranhos ao lugar, já que a região ainda estava sendo disputada com os espanhóis.
A fazenda permanece com a família Vieira da Cunha desde a sua origem, hoje, na nona geração. A sede foi tombada como patrimônio histórico pelo município de Cachoeira do Sul (COMPAHC) em 2012 e pelo Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE) em 2017. Atualmente, os proprietários estão iniciando um projeto de visitação que vai unir atividades de plantio orgânico, história, natureza e cafeteria.
Fotos: Renato Thoms, Gilvan Peters
Fonte: Fazendas Históricas
Sem comentários:
Enviar um comentário