quinta-feira, 5 de maio de 2022

Definidos finalistas do 7º Esteio da Poesia Gaúcha


20220504 AdrianoRosadaRocha TriagemEsteioPoesia abre
Fotos: Adriana Rosa da Rocha
Os dez poemas que serão apresentados na noite de 2 de julho durante o 7º Esteio da Poesia Gaúcha foram definidos na noite desta quarta-feira (4) em reunião de triagem realizada de forma virtual (veja abaixo).

Antes do início do encontro, falando da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, a titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Tatiana Tanara, agradeceu aos avaliadores Adriana Braun, Léo Ribeiro de Souza e Pedro Junior da Fontoura pelo trabalho e destacou a importância do festival para o Município. Tatiana lembrou que assumiu a pasta recentemente, mas que está se inteirando de tudo que é necessário para fazer um grande evento.

À tarde, também de forma virtual, a Comissão Avaliadora também definiu os 11 finalistas do 3º Esteio do Amanhã, festival de declamação voltado para crianças e adolescentes de oito a 16 anos que precisam interpretar poemas finalistas de eventos semelhantes ao festival esteiense.


Grandes nomes
A nominata dos finalistas alia grandes nomes da poesia regional gaúcha que já participaram de edições anteriores do Esteio da Poesia, como Moisés Silveira de Menezes (campeão de 2020), Carlos Omar Villela Gomes (campeão em 2017) e Henrique Fernandes, com estreantes no festival, como Luciano Salerno e Matheus Marchezan Bauer, poetas que ganham, aos poucos, destaque no universo dos festivais de poesia.

Entre os declamadores mirins e juvenis, também intérpretes que já passaram pelo palco, como Dara Mortagna Netto (campeã mirim em 2019) e João Pedro Simonatto (Campeão mirim em 2020) e crianças e adolescentes que participam pela primeira vez do evento.


Mais de 400 trabalhos inscritos
O 7º Esteio da Poesia Gaúcha, recebeu a inscrição de 406 trabalhos, enviados por 129 poetas diferentes de 77 cidades. Além do Rio Grande do Sul, a sétima edição do evento recebeu obras de autores representando outros oito estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Amazonas e Amapá. O número de unidades da Federação representadas superou o da quinta edição: sete. O 3º Esteio do Amanhã contou com 22 inscrições de 18 cidades gaúchas.

Todos os poemas e vídeos foram analisados pela Comissão Avaliadora. A cada 100 inscrições, um livro com as letras era preparado e enviado para os avaliadores. Agora, os poetas selecionarão os declamadores (intérpretes) e amadrinhadores (músicos) que vão defender a obra em palco, no dia 2 de julho, no evento que será realizado no espaço da ABCCC no Parque de Exposições Assis Brasil. Cada poema classificado receberá uma premiação de R$ 2 mil.

Na final, serão escolhidos os três melhores poemas, declamadores e amadrinhadores , além do melhor trabalho em palco, que receberão troféus.

Durante o evento, também se apresentarão cinco declamadores da categoria Mirim (oito anos completos a 12 anos, 11 meses e 29 dias) e seis da categoria Juvenil (13 anos completos a 16 anos, 11 meses e 29 dias). Cada classificado receberá R$ 700. O campeão e vice-campeão de cada categoria vai ganhar um troféu.


Ampla cobertura
Todas as informações e acompanhamento do festival podem ser conferidas na página do Esteio da Poesia no Facebook (www.facebook.com/esteiodapoesia), no perfil do festival na mesma rede social (www.facebook.com/esteiodapoesiapg) e também pelo Instagram (www.instagram.com/esteiodapoesia).

Quem quiser conhecer todas as poesias finalistas das seis edições anteriores pode acessar o site www.esteio.rs.gov.br/esteiodapoesia. Lá, tem todas as letras, inclusive com opção para baixá-las, áudios, vídeos, livretos e informações de cada um dos festivais. O hotsite foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia e Informação da Prefeitura de Esteio.

A final do festival será transmitida, ao vivo, pela WebTV Tradição pelo Youtube.


7º Esteio da Poesia Gaúcha e 3º Esteio do Amanhã
Final: 2 de julho, 19h30min, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil

Finalistas*
7º Esteio da Poesia

Poema: Romance do Artista e a Guitarra
Poeta: Mateus Lampert (Santana do Livramento)

Poema: Décima Andeja
Poeta: Moisés Silveira de Menezes (São Pedro do Sul)

Poema: Um Rosto Emoldurado na Parede
Poeta: Guilherme Suman (Canoas)

Poema: Romance das Nove Estrelas
Poeta: Carlos Omar Villela Gomes (Nicolau Vergueiro)

Poema: Cruz
Poeta: Henrique Fernandes (Marau)

Poema: O Gritador
Poeta: Rodrigo Canani Medeiros (Caxias do Sul)

Poema: Aldrava
Poeta: Luciano Salerno (Bento Gonçalves)

Poema: O Rio Grande em Transição
Poetas: José Mauro Ribeiro Nardes (Entre-Ijuís) e Francisco Carneiro Neto (Entre-Ijuís)

Poema: Reflexões
Poeta: José Luiz dos Santos (Santa Maria)

Poema: O Galpão e o Poeta
Poeta: Matheus Marchezan Bauer (São Borja)



3º Esteio do Amanhã

Categoria Juvenil

Declamadora: Camilly Moraes Rocha (Parobé)
Poema: Minhas Bonecas (José Luiz Flores Moró - 19ª Sesmaria da Poesia Gaúcha - Osório/2014)

Declamadora: Luana Vincenzi de Oliveira (Veranópolis)
Poema: Florêncio (Vaine Darde - 11º Pealo da Poesia Campeira - Alegrete/2009)

Declamador: Vitor Gasperin (Serafina Corrêa)
Poema: Ode às Mãos do Bem (Vaine Darde - 9º Bivaque da Poesia Gaúcha - Campo Bom/2011)

Declamador: Eduardo Sadi Berlatto Guarnieri (Garibaldi)
Poema: Assombração (Joseti Gomes - 1º Festival Unidos pela Tradição - Tapejara/2021)

Declamador: João Pedro Simonatto (São Jorge)
Poeta: Fragmentos Memoriais de um Anônimo (Moisés Silveira de Menezes - 1ª Sesmaria da Poesia – Osório/1996)

Declamadora: Bianca Biazus Spagnol (Taperara)
Poema: De Costas (Carlos Omar Villela Gomes - 2ª Tropeada do Canto e do Verso Sulino – Caxias do Sul/2005)


Categoria Mirim

Declamadora: Dara Mortagna Netto (Canoas)
Poema: Disseram que era Feitiço (Moisés Silveira de Menezes - 6ª Tertúlia da Poesia Gaúcha – Santa Maria/2020)

Declamadora: Lindsay Bernardi Camini (Alvorada)
Poema: Uma Incrível Batalha Entre Dom Quixote de la Mancha e uma Traça Faminta (Rodrigo Bauer e Gujo Teixeira - 5ª Querência da Poesia Xucra – Caxias do Sul/2012)

Declamadora: Sabrina Alban Vieira (Vacaria)
Poema: A Caixa dos Sonhos Desfeitos (Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam – 4ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula – Porto Alegre/2012)

Declamadora: Yasmin Gomes Vidal (São Gabriel)
Poema: Certas Coisas (Sílvio Aymone Genro - 1ª Tertúlia da Poesia Gaúcha – Santa Maria/2014)

Declamador: Davi Belegante Peruzzo (Tapejara)
Poema: Meio Bicho, Meio Homem (Pedro Vitor da Rosa Alves - 1º Ventos do Litoral - Tramandaí/2020)



Comissão Avaliadora

Adriana Braun: Declamadora, radialista e apresentadora. Foi uma das mulheres pioneiras em festivais de poesias no Rio Grande do Sul

Léo Ribeiro de Souza: Poeta, compositor, escritor e cartunista. É autor da letra de "Brasil de Bombacha", que fez muito sucesso com o Grupo Os Monarcas e "Gaúchos do Litoral", gravada pelo grupo Os Tiranos

Pedro Junior da Fontoura: Declamador, poeta, pajador, compositor e apresentador. Nome ativo dos universo dos festivais, defendeu trabalhos em todas as edições do Esteio da Poesia Gaúcha

gallery1gallery1gallery1

Fonte. Site Prefeitura de Esteio

Sem comentários:

Enviar um comentário