The Thankful Poor (O pobre Agradecido), de Henry Ossawa Tanner, 1894.
O Pobre Agradecido é uma pintura do gênero de 1894 pelo pintor afro-americano Henry Ossawa Tanner. Ela retrata dois afro-americanos rezando em uma mesa e compartilha temas comuns com outras pinturas de Tanner da década de 1890, incluindo A Lição do Banjo (1893) e O Jovem Fabricante de Sabotadores (1895). O trabalho é baseado em fotografias que Tanner tirou e é influenciado por suas opiniões sobre educação e raça, que por sua vez foram derivadas das de seu pai, Benjamin Tucker Tanner, e da Igreja Episcopal Metodista Africana. A pintura é considerada um marco na arte afro-americana, principalmente por combater estereótipos raciais.
Após seu retorno aos Estados Unidos em 1893, Tanner tornou-se mais consciente racialmente e optou por usar obras de arte, incluindo O Pobre Agradecido como um meio de retratar a cultura afro-americana de maneira digna. A pintura recebeu elogios dos críticos em sua exibição na Filadélfia durante a primavera de 1894, mas também é o último trabalho de gênero afro-americano de Tanner quando o artista começou a se concentrar em cenas bíblicas.
Depois de permanecer escondida por anos, a pintura foi descoberta em um armário da Escola para Surdos da Pensilvânia em 1970, antes de ser comprada por Camille e Bill Cosby em 1981 para sua coleção particular. Em 2020, a pintura foi vendida pelos Cosbys para a Art Bridges, uma fundação criada por Alice Walton para emprestar obras de arte.O Pobre Agradecido foi exibido no Museu Nacional de Arte Africana, e um estudo preparatório é realizado pelo Museu DuSable de História Afro-Americana.
O Pobre Agradecido retrata um velho e um menino — talvez um avô e seu neto— em uma mesa, rezando antes da refeição. À esquerda, a única fonte de luz da cena vem da janela com cortinas transparentes atrás do velho. O velho está sentado em uma cadeira de espaldar alto com os cotovelos sobre a mesa e as mãos cruzadas diante do rosto em oração. Em frente ao velho, o menino está sentado em um banco baixo ou engradado, uma mão na cabeça em um esforço para imitar a pose de oração do homem.A mesa está posta com uma toalha de mesa, dois pratos e xícaras brancas, uma grande jarra branca, talheres e pequenas porções de comida. A pintura é assinada, datada e intitulada no canto inferior esquerdo: "H.O. TANNER / 1894 / The Thankful Poor".O reverso contém um estudo inicial para a pintura de 1895 de Tanner The Young Sabot Maker.
A composição possivelmente se inspira na pintura de 1891 da artista americana Elizabeth Nourse Le Repas en Famille (The Family Meal), que compartilha um cenário semelhante.A pintura de Nourse retrata uma família camponesa francesa reunida em torno de uma mesa, uma cena que seria familiar para Tanner porque ele passou seu tempo na França pintando no interior da Bretanha onde os camponeses locais estavam entre seus temas favoritos.Como Le Repas en Famille foi exibido na Exposição Colombiana Mundial de 1893 onde ganhou uma medalha de ouro, Tanner poderia ter visto a pintura quando visitou Chicago naquele ano para apresentar uma palestra no Congresso Mundial sobre a África.Há também paralelos na arte europeia, como a pintura de 1660 de Jan Steen, A Oração Antes da Refeição.
A cena levanta questões sobre o agradecer pelo que se tem, na quantidade que se tem. Mas também permite divagar em muitas outras questões como insegurança alimentar, alimentação de classes sociais, distinção, etc.
Fonte: História antigas
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