quinta-feira, 3 de abril de 2014

Carta ao Canto da Lagoa.

Participei da última edição do Canto da Lagoa. Vi um festival muito bonito, repleto de muita qualidade musical e diversidade de todos os artistas presentes. As músicas classificadas pela fase local mostraram o quanto tem arte em Encantado e região.
Porém, ahhh porém, presenciei os principais shows contratados pela produção do festival.
Que vergonha!!!
Tchê Garotos e sua música massificada e alienante. Brilhasom tenta fazer o mesmo que estes, mas com menos qualidade. João Luis Correia faz um fandango pra o povo remexer. 
Nada tenho contra esse segmento de entretenimento, mas cada coisa em seu lugar.
Joga a mãozinha pra cima. Rebola pra cá. Rebola pra lá.
Um festival é bem mais que remelexo!
O Brasil tem espaço de sobra pra essa alienação. Basta ligar a televisão numa tarde do domingo ou frequentar milhares de casas de show que oferecem esse produto. Tá lá pra quem quiser.
O palco de um festival é um dos poucos espaços para o compositor mostrar seu trabalho com qualidade. Cabe a um produtor cultural valorizar esse palco sagrado e contratar shows condizentes com a música apresentada no festival, dentro do mesmo espírito, prestigiando, inclusive, os participantes de festivais!
É o caso do Canto da Lagoa.
Quem tem interesse nesses shows. É palanque? Falta de experiência em produção cultural?
Na posição de ativista cultural e participante do Canto da Lagoa em suas três últimas edições eu gostaria de, na próxima edição do festival, conhecer os critérios para escolha dos show apresentados (que tiveram valores entre R$ 10 mil e 20 mil, com visível desequilíbrio com as baixas ajudas de custo R$ 2000).
Aliás, grande parte dessa baixa ajuda de custo paga aos artistas participantes fica no comércio de Encantado (Hotéis, Restaurantes, Posto de Gasolina). Já os bem remunerados empresários e suas Bandas de Baile sobem no Ônibus e vão-se embora tão logo o remelexo termina.
Respeito e dignidade com o compositor. Isso é bonito!
O festival desse ano foi lindo e pode ser ainda muito melhor.
Que se consulte a comunidade cultural antes de serem feitos essas contratações. De forma clara e democrática. A cidade de Encantado merece!
Viva o compositor, o cantor, o instrumentista e o bom ouvinte.
Com carinho,

Caio Martinez.

Mais um desabafo de um grande músico, sentindo o que todos nós sentimos e já falamos sobre festivais, até quando isso vai acontecer?

Sem comentários:

Enviar um comentário