quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Porca Véia fala para Zero Hora

Autor de sucessos como "Pelo-Duro" e "Bombachudo", Porca Véia se prepara para pendurar a gaita André Feltes/Agencia RBS O músico Porca Véia, fotografado em sua casa, na cidade de Canoas Foto: André Feltes / Agencia RBS José Augusto Barros 

Um dos grandes nomes da música do Rio Grande do Sul prepara sua despedida. Elio da Rosa Xavier, ou melhor, Porca Véia, 61 anos, cumpre agenda até o fim do ano e pendura a gaita, em uma decisão que vem sendo pensada há cerca de seis anos. Consagrado com sucessos como Pelo-Duro e Bombachudo e intérprete de primeira de clássicos como Cantiga de Ronda, de Telmo de Lima Freitas, o músico abandona o palco com sentimento de dever cumprido para se dedicar ao "descompromisso". 
Com 19 CDs, dois DVDs, dois discos de ouro e mais de três mil shows na bagagem, Porca explica por que decidiu se aposentar. 

Pergunta – O que o levou a anunciar o fim da carreira? 
Porca Véia – Acho que tudo tem um prazo de validade. Toquei 33 anos numa felicidade completa. Mas chega uma hora em que dá vontade de parar. Há muitos anos, viajo na quinta-feira e só volto na segunda. Tenho só dois dias para cuidar da casa, do meu ônibus, de 15 funcionários, de entrevistas, compor, gravar CD. Poderia fazer shows até os 70 anos, ganhar mais dinheiro, mas o que aproveitaria depois? 

Pergunta – E os planos depois de pendurar a gaita, quais são? 
Porca Véia – Fiz uma promessa de viajar uns seis meses com minha esposa (a catarinense Claudineia, 28 anos, há cinco com o músico), no meu motorhome. Mas, fora isso, não quero planejamento, minha vida foi toda planejada, quero descompromisso. 
Quero ficar um domingo em casa, fazer uma galinhada com os amigos. Atualmente, faço nas quartas. Amigos como o (Renato) Borghetti e o João de Almeida (Neto) vêm aqui. E também quero poder aceitar convites para ser padrinho de casamento, por exemplo. Sempre que me convidavam, não podia aceitar. Não lembro o último domingo em que fiquei em casa. 

Pergunta – O que muda depois de sua saída? 
Porca Véia – O Grupo Cordiona (que acompanha Porca Veia) segue, sem a minha presença. Sou o dono do grupo, sigo administrando tudo. Estou selecionando outro gaiteiro, para atuar ao lado do Fernando (Montenegro, parceiro do músico nas apresentações). 

Pergunta – Como será a despedida? 
Porca Véia – O último baile será no dia 22 de dezembro, em Guarapuava, no Paraná. Quando soube que já tinham diversos ônibus lotados para ir a esse baile, comecei a pensar em fazer algo por aqui, já que o local dessa apresentação comporta cerca de 500 pessoas. Então, a princípio, farei um show de despedida no Rio Grande do Sul, em um lugar maior, no dia 28 de dezembro. E ainda gravarei um novo CD, talvez um DVD. 

Pergunta – Como vem recebendo a repercussão desta notícia? 
Porca Véia – Nas redes sociais, muitos lamentaram, mas entenderam meus motivos. Fiquei surpreso com proporção que a coisa tomou, não tinha me dado conta de que tinha feito tanta coisa boa (risos). 

Pergunta – E o balanço de mais de três décadas de carreira? 
Porca Véia – Positivo! Passei a vida inteira peleando para mostrar a beleza da simplicidade na música. 

Fonte: Zero Hora

Sem comentários:

Enviar um comentário