segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Acabou a XXIª Tertúlia Nativista de Santa Maria

Acabou na madrugada dessa segunda feira, a XXIª Tertúlia Nativista de Santa Maria com a premiação, depois de três dias intensos, onde a arte e a música viram trazer um pouco de alegria e esperança à essa cidade que anda carente de alegria.
O resultado com a premiação só veio de encontro com o que todos ou uma maioria esperava, mas qualquer outra música que fosse premiada, também seria bem premiada.
Quero exaltar aqui a qualidade da Comissão Avaliadora, composta por grandes nomes, conhecedores da arte musical do Rio Grande do Sul, principalmente do Nativismo, como: Nenito Sarturi, Tuny Brum, Carlos Omar V. Gomes, Adair de Freitas, Humberto Gabbi Zanata, Julio Pereira e Francisco Alves.
A tertúlia nessa edição, desmitificou alguns conceitos que atormentavam esse festival, que era de passar obras futuristas, composições difíceis de se entender pelo públicos, letras elaboradas e metafóricas e poetas com linguagens rebuscadas, pois é esse ano foi diferente. E quero parabenizar ao novatos que estão chegando e mostrando uma nova força na poesia nativista, campeira ou urbana, mas com verdade e com conhecimento. 
Exalto aqui os premiados: 
- Guto Gonzales, esse menino de Julio de Castilhos que trouxe um tema difícil de ser abordado, com uma letra muito bem composta, com rimas perfeitas e metrificação absoluta. VENCEU.
- Marco Antônio Nunes de uma nova safra de compositores, que já vem se destacando nos festivais, depois que deixou de escrever letras jocosas e passou a fazer letras campeiras, puras, verdadeiras, uma verdadeira amostra do campo em forma de verso e rima - PREMIOU EM SEGUNDO.
- Rômulo Chaves esse menino ainda, mas um grande conhecedor e fazer de belos poemas, um verdadeiro poeta, de palavras lindas, de rimas perfeitas, de estrofes elaboradas e de parcerias rebuscadas, que encaixam em seus poemas e nos mostram que vale a pena escrever com a alma e com o sentimento, sem se preocupar em fazer música comercial - PREMIOU EM TERCEIRO
- Toty Bueno, para mim não é surpresa em fazer versos, conheço alguns versos dele, muito bons, mas foi surpresa fazer música e PREMIOU COM A MAIS POPULAR.
- Rodrigo Bauer, esse é mestre, ainda um menino criado, mas um veterano no meio do verso. Poeta de mão cheia, elaborado, conhecedor, especialista em encantar com seus versos - GANHOU MELHOR LETRA.
E tantos outros que não premiaram, mas nos encantaram e mostraram que, se tiver uma Comissão Avaliadora que comprometa-se somente com a arte, certamente que um festival encanta,  principalmente para nós, amantes da boa arte.
Parabéns a todos que estiveram nesse palco, aos músicos, aos interpretes, aos arranjadores, ao público, enfim, parabéns a todos, qualquer um de nós gostaríamos de estar nesse palco, por seus 4 ou 5 minutos. Vocês todos são vencedores. Parabéns aos POETAS e COMPOSITORES vocês são a razão de termos belas poesias e músicas que ficarão para sempre em nossos corações.
Vida longa para a Tertúlia Nativista de Santa Maria.


Sem comentários:

Enviar um comentário