quarta-feira, 10 de julho de 2013

DIA DO TRUCO

Tudo começou com um jogo sem muita empolgação que, ao longo dos anos, foi sendo adaptado até chegarmos às regras atuais; estas, como não poderia deixar de ser, continuam sofrendo variações e mais variações. 
O truco, criado na Inglaterra no século XVII, foi motivo de grandes apostas e muitas dívidas geradas entre seus adeptos. Após ter caído em descrédito e em total esquecimento durante algumas décadas, o jogo volta a ser praticado no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, onde ganha novos nomes e novas regras. É possível que ele tenha chegado primeiro à França, devido aos nomes que passou a receber. Na França era chamado de Truc, que significa "truque". Na Espanha, recebeu a adaptação ao espanhol e passou a chamar-se truco (nome que utilizamos no Brasil), palavra que também designa "truque". 
O jogo só chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses e pelos imigrantes, onde tomou formas "abrasileiradas" e de grande aceitação popular. Durante muito tempo foi um jogo apenas de caboclos, mas depois caiu no gosto de muitas pessoas o que acabou por tornar o jogo um dos mais praticados no país, com cerca de três milhões de jogadores. 
Em novembro de 2000, o Jogo de Truco Brasileiro foi idealizado. Nesta mesma época, grandes jogadores de truco estavam desafiando-se a desenvolver o melhor jogo de truco do mundo.

Fonte: Jaime Ribeiro
.

Sem comentários:

Enviar um comentário