sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Florencio Molina Campos: Um Pampeano

Ricas as  matérias do blog http://pampeano86.blogspot.com/, onde De Araujo escreve coisas de alma e de fundamento, da cultura Latino e de vez em quando, roubo-lhe alguma coisa pois o que é bom dever ser compartilhado sempre.
Deixo mais uma, dessa vez sobre Florencio Molina Campos, um Argentino que fez história pelo mundo com seus desenhos...

Eternizar o mundo que o rodeava ... poucos fizeram isso tão bem. Telas ricas em detalhes, que só um grande observador e conhecedor da Pampa poderia pintar. Florencio de Los Ángeles Molina Campos nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 21 de agosto de 1891. Alternou sua vida entre a capital Buenos Aires e os campos de sua família, nas províncias de Buenos Aires e Entre Ríos. Em 1926 "en el Galpón de Palermo en la Sociedad Rural Argentina" expôs por primeira vez seu trabalho. Encantando pelas telas de Molina, o então presidente da Argentina, Marcelo T. de Alvear, lhe ortorgou, como prêmio, uma cátedra no Colegio Nacional Nicolás Avellaneda. Suas telas com traços peculiares ficaram famosas nos almanaques da empresaAlpargatas nas décadas de 30, 40 e 50, estampando, mês a mês, o dia-a-dia do homem rural. Quando Walt Disney, em 1942, montou uma equipe de desenhistas para elaborar uma série de filmes dos Estúdios Disney sobre o ambiente argentino, Molina Campos fora requisitado. Porém a sua identidade falou mais alto que as cifras do mundo cinematográfico. O pintor argentino não abriu mão de retratar fielmente o "gaucho", com sua tradicional autenticidade. Assim, a incompatibilidade com as extravagâncias dos americanos fizeram este notável pampeano renunciar o trabalho. Durante 10 anos também ilustrou almanaques para uma firma norte-americana, aMineapolis - Moline, porém, sem modificar o traço característico das telas que o eternizaram.

Em 16 de novembro de 1959, vítima de uma enfermidade terminal, Florencio de Los Ángeles Molina Campos faleceu em Buenos Aires aos 68 anos de idade.




Postado por De Araujo do blog 
http://pampeano86.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário