quinta-feira, 26 de setembro de 2024

PORCA VÉIA E GRUPO CORDIONA:

Muitos perguntam qual a ligação do Porca Véia com o Grupo Cordiona? 
Deixo um pequeno relato dos dois e o porquê d semelhança na musicalidade e até no estilo de estar nos palco, visto que, talvez os mais novos não conheçam essa história linda do Porca Véia, ao qual que tive a honra de nos três últimos discos gravados ter 5 músicas com esse ícone da nossa tradição.

Porca Véia, nome artístico de Élio da Rosa Xavier (Lagoa Vermelha, 2 de março de 1952Novo Hamburgo, 12 de junho de 2020), foi um cantor, compositor, acordeonista e gaiteiro brasileiro.

Biografia

Filho de Julieta da Rosa Xavier e Lauro Nunes Xavier. Produtor rural até aos 16 anos de idade, começou sua carreira artística com seis anos de idade por influência da família, onde havia muitos músicos amadores. Fez curso técnico agrícola, quando ganhou o apelido que foi seu nome artístico. Venceu vários festivais como instrumentista e apresentou-se com Kleiton e Kledir nas melhores casas de espetáculo do Brasil, como o Canecão do Rio de Janeiro e no Palace em São Paulo. Venceu dezenove de vinte concursos de gaiteiros de que participou e ganhou duas vezes o Disco de Ouro,

Criou e dirigiu o Grupo Musical Cordiona, um grupo de baile fandangueiro. Recebeu vários títulos, como cidadão Honorário, comendador da Brigada Militar, Amigo da Brigada e Destaque Musical. Durante sua trajetória, Porca Véia gravou 21 CD´s e três DVD´s.

Casou-se no dia 28 de agosto de 2009, em Curitibanos, com a catarinense Claudinéia Aparecida Bossardi. De outros relacionamentos possui quatro filhos: Alliny Ferreira Xavier, Diego Eberhardt Xavier, Juliana de Araujo Xavier Pinto e Maria Gabriela. Depois de 33 anos nos palcos, Porca Véia anunciara que sua carreira artística terminaria no fim de 2013 e o fez em 28 de dezembro de 2013, no pavilhão da Festa da Uva, em um grande show com a presença de quase 5 mil pessoas. Contou também com convidados como Renato Borghetti, Yamandu Costa, Daltro Bertussi e Luiz Carlos Borges.

Morreu em 12 de junho de 2020, aos 68 anos de idade, no Hospital Regina em Novo Hamburgo, após sofrer uma parada cardíaca. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal Morada do Sol, em Ivoti, em cerimônia reservada para familiares devido à pandemia de COVID-19.

Prêmios e indicações
Prêmio Açorianos
2009 Instrumentista de Música Regional Porca Véia 
2011 Intérprete de Música Regional Porca Véia 


O Grupo Cordiona é um conjunto musical gaúcho, fundado no ano de 1994, pelo cantor, compositor e gaiteiro gaúcho, Porca Véia, com intuito de acompanhar exclusivamente o artista em suas apresentações. Neste ano de 2024, o grupo completa 30 anos de existência.
No dia 28 de dezembro de 2013, após 33 anos de carreira, Porca Véia se despediu dos palcos, em um show com a presença de quase 5 mil pessoas nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul.
A partir do dia 4 de janeiro de 2014, o Grupo Cordiona passou atuar de forma independente, levando o melhor da música gaúcha por onde passam. Embora afastado dos palcos, Porca Véia continuou participando das gravações do grupo, regravando sucessos e lançando novas músicas, enquanto se dedicava a cuidar da saúde.
Atualmente o legado do Porca Véia, que morreu em Novo Hamburgo/RS no dia 12 de junho de 2020, é seguido adiante pelo Grupo Cordiona, através dos gaiteiros: Fernando Montenegro; Dener Valle (Porquinha); Ivan Godói e Waldemar dos Santos, que assumiram a missão de levar a mais autêntica música gaúcha por onde passam. O conjunto é composto também pelo guitarrista Moisés Souza; o baterista Ricardinho; e o baixista Luciano Melo.
Antes disso, muitos artistas integraram o Cordiona, como o guitarrista Amaro Peres; os vocalistas; João Kleber (hoje nos Mirins); Zezinho que hoje tem o (Grupo Floreio), dentre muitos outros. O Grupo Cordiona já gravou 5 discos, sendo eles: Vou te Amar (2005), Pelo Duro e Bombachudo (2008), Bailes no Interior (2012), A História Continua (2017) e Gaúcho (2019).
Além disso, conta também com um repertório próprio, repleto de grandes sucessos como: "Castração a Pealo"; "Macaco Já Foi Gente"; "O Tocador É Sagrado"; "Gaiteiro das Madrugadas"; "Neta da Viúva"; "Mateando Saudades"; "Roubei a Fazendeira", dentre muitas outras.

Deixo aqui três videos de música que temos com Porca Véia e Grupo Cordiona.
A NETA DA VIÚVA - Paulo Ricardo Costa e Willian Hengen

ROMANCE DE GAITA E GAITEIRO: Paulo Ricardo Costa - Léo Ribeiro e José Claro(Zézinho_

UMA VALSA PRA TI: Paulo Ricardo Costa - Zézinho









Sem comentários:

Enviar um comentário