terça-feira, 8 de agosto de 2017

Tertúlia da Poesia é evento oficial de Santa Maria


Na manhã desta segunda-feira, 07, o vereador Luciano Guerra (PT) reuniu-se com a Secretária de Cultura, Esportes e Lazer, Marta Zanella, para a entrega da Lei 6140/2017, já sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que torna a Tertúlia da Poesia, um evento do calendário oficial do município.

O encontro contou com a participação de poetas e declamadores, pertencentes ao Galpão da Poesia Crioula de Santa Maria: Carlinhos Lima, Paulo Ricardo Costa, Moisés Menezes, Nairo Coutinho e Fabricio Vargas.
“O trabalho feito por esse grupo, vem de encontro com o que pensamos sobre cultura, que deve atingir as pessoas e transformar nossos dias, fazer um mundo melhor através da arte. A cultura merece ser valorizada, mesmo que através de pequenas ações”, disse Luciano Guerra, autor da lei.

O evento acontece no dia 04 de novembro, no Theatro Treze de Maio, é organizado pelo Galpão da Poesia Crioula e CPF Piá do Sul, com promoção da Prefeitura de Santa Maria e apoio da 13ª Região Tradicionalista e AT Estância do Minuano.

Para o poeta e compositor, Paulo Ricardo Costa, um dos coordenadores, o festival é uma forma de divulgar o nome da cidade, mas também fomentar a cultura através da poesia.
“Existem poemas que saem daqui de Santa Maria e são declamados em festivais de nível nacional. De alguma forma, o nome da cidade é divulgado de forma positiva. A cultura aproxima as pessoas”, disse.

Moisés Menezes, vencedor da 1ª Tertúlia da Poesia e um dos mais celebres Poetas deste estado ressalta:
"Para a poesia não há modismo, talvez seja a única cultura que ultrapassa o tempo e que eterniza, visto que até hoje lemos e ouvimos Neruda, Camões e tantos outros, até poetas que morreram e 50 anos após foram descobertas suas poesias".

Na última edição, a Tertúlia da Poesia recebeu 221 inscrições de trabalhos que vieram de diversas localidades do país e até do exterior. Além disso, teve o acréscimo da Tertúlia Piá, com a participação de crianças e adolescentes no festival. 

Texto: Fabricio Vargas
Foto: Divulgação

Sem comentários:

Enviar um comentário