segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Será quem um dia essa forma antiga vai mudar?

Não me canso de bater contra isso, não sei quando os organizadores de concursos vão se dar conta desse tipo de avaliação antiga, que não avalia nada. ANALISEM:

Do concurso de Poesia (Declamação) 
  Art. 15º - A comissão avaliadora embasará seus critérios nos seguintes quesitos: 
I – Fundamentos da voz 
a) Inflexão e impostação da voz...................................02 pontos 
b) Dicção.......................................................................01 ponto 

II – Transmissão da mensagem poética...............................04 pontos 
III – Expressão (gestual e facial)...........................................02 pontos 
IV – Fidelidade ao texto.........................................................01 ponto 

 Art. 16º - O participante terá 10 (dez) minutos para sua apresentação, perdendo um ponto por cada 
minuto que ultrapassar. 

MINHA CONCLUSÃO: A Poesia é bem declamada e ganha nota alta ou não é bem declamada e ganha nota baixa e deu.

INFLEXÃO E IMPOSTAÇÃO DA VOZ: Primeiro expliquem-me o que são esses dois termos. Pois mais uma vez a Tertulia da Poesia provou que não é preciso isso, no poema do Guilherme Suman e do Thiago Suman um show, sem impostação e sem inflexão, apenas sendo natural.

DICÇÃO é uma coisa óbvia, se está declamando e não tiver boa dicção o poema ninguém entende, então, o poema não será bem declamado.

EXPRESSÃO GESTUAL E FACIAL: A Poesia não precisa de gestos, precisa de alma e de sentimento. Tem gente que fica voando, saltando, chorando, só não declamam.

FIDELIDADE AO TEXTO: É uma coisa óbvia, se não tiver, não é poesia. É como honestidade, ou tu é honesto ou não é honesto. Não existe meio honesto. Fidelidade ou tu és fiel, ou tu não és fiel, se tu errou o texto, tá fora. Perdeu o sentido, a conotação, não existe meia nota por isso. É um momento único, só do declamador.

TRANSMISSÃO DA MENSAGEM POÉTICA: Sim... se é poesia e queres vencer, ser premiado, tens que transmitir a mensagem, caso contrário. Se não arrepiou, se não chamou atenção. Vai fazer qualquer outra coisa, e esquece que és declamador ou quem sabe estudar mais para o próximo concurso.

Mas garanto que, se um dia, um desses "boçal" que cabresteiam nas regras escrever isso, eles mudarão, caso contrário seguirá no mesmo tranco.

Vejo nas notas finais, dos concursos, a note do vencedor: 9,621 e do 2º 9, 620, ai eu pergunto: Oque será que um fez, para ganhar um décimo, num concurso poético de 7 minutos? Acho que deu um sorriso a mais. Porque se tu entende de poesia, sabe que isso é uma baita bobagem e que vence aquele que transmitir com alma e com sentimento. Por isso, acho que tem que ser avaliado com uma nota única, com o contexto geral da poesia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário