quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CTG Ronda Charrua contesta nota do Enart

Foto: Manuela Teixeira

O CTG Ronda Charrua, de Farroupilha, que no ano passado conquistou o primeiro lugar na categoria danças tradicionais – força A do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), caiu este ano para a 12ª posição. O grupo contesta a nota da dança pau de fita, onde receberam desconto na pontuação em correção coreográfica.

Procurados pelo blog, o Ronda disse que o desconto deve-se porque a comissão julgadora entendeu que os dançarinos utilizaram duas fitas durante a coreografia, quando o permitido, no início da dança, é apenas uma. Nos últimos passos que encerram a apresentação, eles fazem surgir duas, sendo que uma é solta por eles e outra é usada na execução dos passos.

- O regulamento diz que o dançarino tenha “a fita” tomada pela mão na figura tradicional, que é a primeira. E nós apresentamos isso. Somente na figura variante, de livre coreografia, é que aparecem as duas fitas – contestam os dançarinos.

Durante a apresentação, as duas fitas estavam grudadas com velcro e cola. Para os jurados, o grupo dançou sempre com dois adereços, ainda que um estivesse sobre o outro. Para o Ronda, o que se via era uma fita. A mesma coreografia foi dançada no final do ano passado, quando eles tornaram-se campeões.

- Em um ano é permitido e no outro não? O festival perde a credibilidade com isso – reclamam os participantes.

Indignado, o grupo se recolheu e não participou da entrega dos troféus. Apenas representantes ficaram na premiação. Mesmo assim, eles optaram por não apresentar recurso pedindo revisão da pontuação.

À assessoria do MTG, o blog manifestou interesse em conversar com um representante da comissão julgadora para entender a posição dos avaliadores. Em resposta, a assessoria informou que, em contato com o presidente do MTG, Manoelito Savaris, este disse que “a avaliação que resulta nas notas é feita exclusivamente com relação ao que é apresentado no evento” e que o “Charrua, assim como outros grupos, sofreu desconto de correção”.

A principal pergunta ficou sem resposta: Se a coreografia foi aceita no ano passado, por que não neste?

Fonte: Manuela_Teixeira, http://wp.clicrbs.com.br/degalpao/2014/11/19/ctg-ronda-charrua-contesta-nota-do-enart/?topo=87%2C1%2C1%2C%2C%2C87

Sem comentários:

Enviar um comentário