sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

SEIS POETAS GENIAIS DO RS NA VISÃO DO MESTRE JOÃO SAMPAIO


A) ORACY DORNELLES -( *Santiago do Boqueirão 1930)

POEMA I
Meu cachorro
uivou a noite toda
me incomodando

no outro dia
enchi ele de osso

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DO MACONHEIRO QUINCA ZORBA

(Última folha de seu livro - )

Creio num deus dos renegados
dos fingidos
oprimidos
dos bandidos

creio num deus de pesadelo
que não sonha

e só o respeito e o concebo
quando bebo
quando fumo

(maconha)

TYRTEU ROCHA VIANNA(*São Franscisco de Assis 1898 - + 1963)

A Arábia pétrea
Reedificada por cima do fogão
Da coxilha da cozinha purgatorial
Do diabo rengo em pessoa
Suados suando suores
Em trajes meio menores
Ponte do Ybirapuitan
Atravessando o rio e a História do Rio Grande
Café vitrolortofonizado
Londres do futuro
Pecuaríssima
Cabeça
de
Comarca...

C) PRADO VEPPO(* Santa Maria 1932 - + 1999)

Doutor,
Eu sou amante do Sol,
Ora eu como o Sol.
Ora o Sol me come...

Doutor,
Eu ejaculo na janela da minha casa
E meu orgasmo
Cria a primavera:
As flores,as borboletas,
Os passarinhos...

Há um cão dentro de mim nas primaveras
Um soberbo animal entre quimeras.

Há um cão dentro de mim lambendo as horas
Feridas pelos golpes das demoras...

Há um cão dentro de mim uivando a esmo
Em torno da alegria de si mesmo...

Há um cão dentro de mim de olhar tristonho
Com a cabeça num dos joelhos do meu sonho...

D)RAUL BOPP(*Tupanciretã 1898 - + 1984)

BUENA DICHA GEOGRÁFICA

Vem cá Brasil. Deixa eu ler a tua mão menino.
Ponha um tostão aqui para BUENA DICHA.
Repare esse traço forte que você tem na mão,menino.
É a linha da vida. É o rio Amazonas.
(Nunca lhe há de faltar nada,quamndo você quiser ficar rico)
Aqui é o rio São Franscisco. É a linha da Inteligência.
(Já deu Ruy Barbosa)

- E estes risquinhos em cruz na beira da mão??!!
-Isso não tem importância. É o rio Iguaçu.
Pequenas contrariedades em seus amores
Você ainda está na época da puberdade menino.
-Ponha agora outro tostão na palma da mão.
Quero lhe contar uma coisa boa:
-Você está vendo este risco fundo.
Que atravessa toda a sua mão,de baixo para cima??!!
Pois é a linha do coração.
Você ainda há de ser muito feliz ,menino.

Essa linha...É a marcha da COLUNA PRESTES!!!!!!!!!!!!!!!!

(1927)

E)LILA RIPOLL - (* Quaraí 1905 - + 1967)

ASSOBIO

Assobio vindo de longe,
cortando os ares da noite
de onde vens?Para onde vais?

Tu feristes meus ouvidos
e bateste nos meus nervos
Como um choque de cristais!

Assobio - corda de prata -
abri meus olhos na noite
e o meu corpo ficou frio.

Agitaste meu espírito
como um a pedra atirada
no leito fundo de um rio...

Assobio,que boca amarga
te mandou para tão longe
sem poder te acompanhar??!

Tenho penas dessa alma
que chamou dentro da noite
por ninguém...só por chamar...

F) QORPO SANTO ( *Triunfo 1829 - + 1883)

AS ARANHAS

Tão lindas as aranhas
Tão belas,tão ternas
Pois caem do teto
E não quebram as pernas!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário