sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Corrente pelos rodeios, isso é bom ou ruim?

Vi ontem, alguns artistas gaúchos fazendo campanha para a manutenção dos Rodeios e até acho isso louvável, mas o que não consigo entender porque essa campanha não é para uma mudança no rumo dos rodeios para que se tornem mais culturais, que usem menos animais, que tenham mais criatividade dos organizadores. 
Ao invés de baixarem o Pau no Deputado, que no meu ponto de vista tem toda a razão em seu projeto, pois os Rodeios no Brasil, do jeito que são e estão, são um verdadeiro atentado aos animais e como o Brasil é um só, não tem como fazer uma lei para o Sul e outra para o Norte.
Acho que os Gaúchos, ao invés de ficarem batendo de frente, deveriam criam um rodeio diferente, mais atrativo e com menos animais. E não pensem que isso não dá, pois é só conhecer a Pátria Gaucha, em Tacuarembó no Uruguay, onde tudo é cultural e atrativo.
Vamos deixar bem claro, que isso que nos apresentam como rodeio não tem nada de Tradição, nem na forma, nem nas pilchas, nem nos cavalos, nem no aperos, nada... é uma forma que os falidos CTGs encontraram para tirar uns "caraminguados" pare seus mal sucedidos, desorganizados e regrados Centros de Tradições. 
Quando os homens se derem conta que os animais não podem serem motivos de suas alegrias e ou de suas frustrações, que lida campeira é forma de vida e não um esporte, que o lugar do animal é no campo e não na carroceria de um caminhão, que para acontecer três dias de festas os animais ficam 10 dias de movimento e apartes, que nem todos os lugares tem água para o gado, que morrem sim animais nos rodeios, mas enquanto isso não acontecer teremos um Rio Grande dividido e não me digam que os animais não sofrem, porque ninguém está no lugar deles.
Espero um dia ainda, poder me orgulhar de uma tradição, não de uma brutalidade, me orgulhar de uma cultura, não de uma farra, me orgulhar de um povo, não de uma estupidez para chamar de Gaúcho. Se, precisa pensar-se assim para ser Gaúcho ou tradicionalista, prefiro dizer que não sou..
Mas esse é o meu modo de pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário