quinta-feira, 28 de julho de 2022

21ª SEARA TERÁ LINHA NATIVISTA E GALPONEIRA

O regulamento oficial da 21ª Seara da Canção Gaúcha só será divulgado no começo de setembro. Mesmo assim, os artistas e o público já podem ir se familiarizando com alguns detalhes que vão nortear a realização do festival, marcado para os dias 25, 26 e 27 de novembro, no Patronato Santo Antônio, em Carazinho.

A grande novidade da 21ª Seara é o retorno da premiação especial para as Linhas Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha. Todas as músicas selecionadas para o festival concorrerão entre si pelo prêmio de melhor canção do festival, sendo destacada ainda a melhor canção de cada Linha Musical.
Como se define a que Linha cada música pertence?

Essa é uma dúvida que muitos podem ter. Os conceitos de linhas musicais prevalentes na 21ª Seara da Canção Gaúcha observam as diretrizes propostas pela comissão organizadora, que valorizam os conceitos historicamente adotados no festival:

Linha Nativista: Acolherá composições que enfoquem os mais variados temas rio-grandenses, desde as origens até sua projeção no futuro, valorizando o forte sentimento terrunho e as tradições gaúchas, de construção poético-musical que observe a temática melódica popular e tradicional gaúcha, normalmente mais lentas e intimistas.

Linha Galponeira: Registrará composições identificadas com o ambiente galponeiro e que poderão, inclusive, ser de construção e elaboração mais simplificada e singela, possibilitando condições de mais fácil e rápida assimilação e difusão popular, normalmente mais animadas e bailáveis.
Linha Contemporânea Gaúcha: Receberá composições que enfoquem temas gaúchos no tempo presente (situação atual do homem no campo, preservação da natureza e do meio ambiente, realidade política, social e econômica), de construção poético-musical que, apesar de poder conter aspectos inovadores, não descaracterize a temática melódica popular e tradicional gaúcha.

Para citar alguns exemplos de edições anteriores da Seara, na linha Nativista foram premiadas músicas como “Meu Nome É Rio Grande” e “Benquerença”; na linha Galponeira tiveram destaque músicas como “Chamamento” e “Baile do Rengo”; e na linha Contemporânea Gaúcha venceram músicas como “Santa Helena da Serra” e “Até Quando Deus Quiser”.Além das Linhas Musicais, em 2022, o melhor tema sobre Carazinho e/ou sobre a Seara da Canção Gaúcha, receberá uma distinção especial, dentre os vários prêmios que serão concedidos.
Lançamento da 21ª Seara

O festival ocorrerá em novembro, contemplando as fases Local, Geral e a Searinha. Antes disso, o público poderá participar da festa de lançamento da 21ª edição da Seara da Canção Gaúcha, marcada para o dia 10 de setembro, no CTG Rincão Serrano em Carazinho, com apresentações de Cristiano Quevedo e Edilberto Bérgamo, entre outras atrações.

Fonte: Blog Ronda dos Festivais

Sem comentários:

Enviar um comentário