sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Cartaz do 25º Ronco do Bugio obra do artista Léo Ribeiro de Souza


O Cartaz do 25º Ronco do Bugio da Bela São Chico de Paula, na Serra Gaúcha, mais uma vez ficou a cargo do grande Poeta, escritor, desenhista, blogueiro, dançador e namorador, Léo Ribeiro de Souza, esse Franciscano que orgulha não só a sua bela São Chico, mas o estado do Rio Grande do Sul. Conhecedor da lida campeira, dos versos lindos e da ponta do lápis, seus desenhos dois cartazes do Ronco do Bugio, sempre retratam as belezas da serra, além da tradição gaúcha e é claro a figura maior da tradição deste pago.
Parabéns meu amigo e parabéns a comissão que escolhe ilustres quais a ti para retratarem tão bem as paisagens serranas em forma de cores e versos.
Veja o que ele escreve em sua página na web, sobre essa obra de arte:

"Como o cartaz do 25º Ronco do Bugio ainda não estava definido, a pedido do meu amigo Bolívar Medeiros, resolvemos continuar na mesma linha dos anteriores e criar uma capa desenhada.

Ando meio destreinado no cabo do lápis, mas saiu esta gravura.

A ideia é retratar um gaúcho serrano chegando, de madrugadita, na São "Chico" de Paula do início do século XX. No desenho retratamos com fidelidade a atual avenida Júlio de Castilhos.

Intrínseca na imagem está uma homenagem aos violonistas destes pagos pois o Ronco prima pela gaita, mas já tivemos músicos, como Antoninho Duarte (que agora vim saber era crioulo de São Francisco), que ganhou o Festival só com o toque de seu inconfundível violão campeiro.

Esperamos que gostem destes rabiscos."

Sem comentários:

Enviar um comentário