terça-feira, 12 de abril de 2016

CD "Antítese" de Rodrigo Chenta & Ivan Barasnevicius


Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius Duo - Teaser CD ...
www.youtube.com

Os guitarristas Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius iniciaram as atividades do seu duo em 2013, desenvolvendo técnicas de arranjo, composição, improvisação e interação musical. Utilizam apenas duas guitarras eletroacústicas com encordoamento liso.

Seu repertório é feito de composições próprias. Alguns temas caminham por ambientes como a balada, a bossa nova, o jazz moderno, o samba e o groove, entretanto a maioria das obras musicais compostas pelo duo demonstram grande originalidade ao não se enquadrarem em gêneros e estilos musicais já formatados e difundidos. Algumas peças trazem elementos experimentais e são criadas no momento da sua execução através de jogos de improvisação ou partes literalmente livres.

A diversidade timbrística é uma das características mais marcantes do duo. Cada guitarra possui uma sonoridade muito peculiar. Enquanto Rodrigo Chenta prioriza a utilização do som acústico de seu instrumento, Ivan Barasnevicius dá mais ênfase ao som do amplificador. Outra característica marcante é o formato não-standard adotado tanto nas composições como na maneira de interpretar e improvisar de ambos os músicos.

Rodrigo Chenta e Ivan Barasnevicius compõem separadamente, no entanto os arranjos coletivos mostram como os dois músicos conseguem um notório entrosamento tanto musical como no âmbito das ideias e propostas artísticas.

Gravaram em 2015 o seu primeiro CD autoral intitulado "Novos Caminhos" que teve grande apreço da crítica especializada. Possui peças musicais escritas especificamente para a referida formação instrumental e adaptações com belos arranjos para temas compostos anteriormente.

Em 2016, lançaram o álbum "Antítese", que além de aprofundar algumas propostas do primeiro trabalho, como a diversidade de timbres e o formato não-standard, também percorre novos e diversos caminhos ao atuar com canções que interagem tanto com jogos de improvisação, técnicas contrapontísticas, influências da música mineira dos anos 1970 e também do rock.
Seguem em anexo o release artístico, áudio da primeira música do CD novo, imagens do CD "Antítese", "Novos Caminhos" e duo.

Obrigado pela atenção!

Rodrigo Chenta

http://www.rodrigochentaeivanbarasneviciusduo.com
https://www.facebook.com/rodrigochentaeivanbarasneviciusduo

Sem comentários:

Enviar um comentário