quinta-feira, 10 de maio de 2018

Que tradição é essa?

A gente lê e ouve cada besteiras dos que se dizem entendido de tradicionalismo e o pior, que ainda tem gente que vai atrás dos que "eles" falam. Tem um video rolando de um senhor que fala sobre pilchas e as prendas dos CTGs tem que criarem eventos de palestras de valorização do tradicionalismo, só que, aparece cada um que chega a ser rídiculo. Vamos lá:
Dizem que não se pode usar camisa assim, ou assado, que o lenço veio não sei de onde, que a mulher se usar isso não pode usar aquilo, que o chapéu tem que ter a aba tal tamanho, que boina não é boina é outro nome espanhol... Sabe? Tenho medo desses estudiosos que tiram isso não sei de onde. 
TRADIÇÃO meu povo é o que herdamos, o que foi deixado de PAI PARA FILHO. É acima de tudo, amor ao chão que herdamos. PONTO. O Resto são falácias de quem quer vender livro, quem quer aparecer. Se tu és filho de Indio, tu vais herdar o que teus Pias deixaram. Se tu és filho de Italiano, tu vais herdar o que teus Pais Italianos deixaram. E tu és tradicionalista gaúcho. Tradicionalista porque estás herdando algo de Pai para filho, isso é tradição e Gaúcho, porque tu estás no Rio Grande do Sul. 
Dizer que isso pode ou isso não pode são convenções sociais de um Movimento eliticista, preconceituoso e homofóbico. Eliticistas porque tudo o que eles querem é que tu seja estancieiro ou seja, as pilchas que eles obrigam-te a usar são pilchas de estancieiros. Bota, Bombacha larga, Guaiaca com bolso, camisa branca, casaco e lenço essas eram as pilchas dos estancieiros, homens de poder financeiro elevado. O Peão, pobre, não tinha esses luxos, mal um tamando e uma bombachinha rota.
Preconceituoso - Porque nas pilchas não tem nada do Negro e muito pouco do indio, ou quase nada do indio, dois povos que fizeram esse Rio Grande.
Hemofóbico - `porque não admite pessoas do mesmo gênero usarem roupas diferentes de seu sexo. 
Então estudem, leiam, analisem e não virem robos de uma cultura que esta penando por conta de movimento onde seus donos podem usar um celular de luxo, um carro de luxo, um apartamento, um smatfone, websites, mas querem passar uma imagem de que são antigos. Mas pergunto a eles, eles vão a baile de chão batido, com gaita a ponto e pandeiro?
Duvido. 
Então deixem de lorotas e vamos ser gaúchos, tradicional sitas com aquilo que nos faz bem e nos faz viver feliz, o resto é para vender livros e se manter no emprego.
Desculpem mais uma vez ter que escrever sobre isso.


Boa tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário