Enquanto nós, nascidos no Rio Grande do Sul, ficamos nos fingindo de Gaúcho e de acabresto em um Movimento Tradicionalista que valoriza a dança do Pezinho, a tirana do Lenço e essa meia dúzia de "babuzeiras" que chamamos de folclore, nossos "irmãos" argentinos dão uma aula de arte e cultura.
Ópera Pampa é um magnífico espetáculo do verdadeiro Gaúcho ou "gaucho", homem da Pampa.
Quando vejo alguns "papagaios de pirata" falar da bombacha castelhana e proibir o uso da indumentária do Prata, no meio Tradicionalista, vejo o quanto estão atrasados e o quanto tornam um povo atrasado.
Os Centros de Tradições, verdadeiros cabides de promoção pessoal, estão há cada dia mais distantes da verdadeira arte e cultura do Gaúcho. Pois quem cria fronteiras são os mapas e quem cria regras são àqueles não se garantem. Pois a cultura não tem regra e nem fronteira. O Pampa é a Pátria dos verdadeiros "gauchos", tanto no Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile e aqui na Pátria Grande do Sul. Tomara que um dia "eles" deem-se por conta disso e façam a verdadeira cultura da Pátria Pampa e que possamos um dia nos orgulhar da tradição que temos.
Deixo aqui um vídeo, super-produção de tudo o que nós deveríamos fazer, ao invés de ficar atirando corda em cabeça de boi, dançando o pézinho, desfilando no 20 de Setembro e se achando Gaúcho!
Sem comentários:
Enviar um comentário