quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Um presente para Santa Maria


O artista Paulo Christo mostrou partes da sua obra, ontem à tarde, para a reportagem de A Razão (Foto Juliano Mendes/A Razão)
Estátua com três metros de altura que representa o gaúcho será inaugurada no dia 20 de setembro 

O Dia do Gaúcho em Santa Maria marcará a entrega de um presente especial para o Coração do Rio Grande. Nesse dia deverá ser inaugura obra do artista plástico Paulo Roberto de Christo para homenagear a cidade. É uma escultura que representa a imagem de um gaúcho sentado e tomado chimarrão com um cachorro ao lado.

Christo conta que vem conversando com o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) há mais de um ano. A ideia iniciou quando o chefe do Executivo foi conhecer o atelier do artista com a secretária de Cultura, Marília Chartune. “O prefeito viu a mesma escultura em uma miniatura de 30 centímetros e perguntou se tinha como eu fazer outra igual em tamanho maior”, lembra.

O Gaúcho está sendo produzido somente com materiais reciclados, como peças de carros e de trens. A obra tem três metros de altura e pesa mais que 500 quilos. O trabalho está sendo feito há quatro meses por Christo, que conta com a ajuda de Rossini Rodrigues. O artista ainda está negociando o valor de sua criação.

A estátua de material reciclável será colocada na entrada do Parque Itaimbé, na Avenida Dores. Nos próximos dias uma medição deverá ser feita no local em que ela será colocada para que a base possa ser produzida. Ainda falta finalizar detalhes e montá-la.
Paulo Christo é artista plástico há 20 anos e já ganhou alguns prêmios, dentro e fora do município, como o IV Salão Latino-Americano de Artes Plásticas de Santa Maria, na categoria Escultura. No município, uma das suas obras pode ser vista no Centro de Instrução de Blindados do Exército, no Bairro Boi Morto, onde há um cavalo exposto. Há 10 anos, Christo também fabrica os troféus de premiação do Festival “Santa Maria em Dança”.

Fonte: Alessandra Noal Jornal ARAZÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário