quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Linda foto, pra guardar... pra sempre!



Encontrei esta foto numa caixa de chapéu (dos antigos) que pertencia aos meus pais que, provavelmente, herdaram dos meus avós paternos. Fiquei muito tempo sem saber quem estava na foto histórica. Tempos depois, perguntei para a Dona Lourdes e o Seu Mauro Schmith, que informaram que conheceram o lugar: Boqueirão, próximo a Mulada. Uns anos atrás, a Neura, filha do Honeyde Bertussi, veio aqui em casa e me presenteou com a informação de que a foto é do casamento do Antenor e Benta Rammos (1944 ou 1945) no Boqueirão.
Vejam os detalhes magníficos irradiados pela foto. Um casamento serrano, com a comitiva dos noivos que se dirigiam até a Igreja da Criúva. Assim eram os casamentos de antigamente nos campos de cima da serra! 
Nos dias de hoje onde se discute na semana farroupilha a saga do gaúcho campeiro que vive entre canhadas e coxilhas dá para se notar a grande diferença entre o homem rural campesino com o homem urbano citadino. O verdadeiro gaúcho, sem mitos e utopias ainda cavalga campo a fora, graças ao Tropeiro Divino que protege nosso patrimônio cultural, apesar das más interpretações de gente que se diz "entendida" até para criticar!

Texto de Luiz Antônio Alves do FB de Laurita Baldi

Sem comentários:

Enviar um comentário