segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vº CANTO DO JAGUAR - CONHEÇA UM POUCO MAIS:

O Festival Canto do Jaguar surgiu a partir da iniciativa de um pequeno grupo de amigos (compositores, músicos, intérpretes e apreciadores da música nativista), no início do ano de 2003. O desejo do grupo era o de idealizar um evento, em um local aprazível no município de Jaguari, que proporcionasse um encontro de integração e amizade. Esse encontro serviria para que compositores, músicos e intérpretes criassem e apresentassem suas composições, numa espécie de laboratório das criações poéticas e musicais nativistas.

Nesta perspectiva estava justificado o caráter “fechado” do festival, já que a participação se daria através de convite feito pela comissão organizadora às pessoas que se enquadrassem na proposta do evento proposta que se mantém até os dias de hoje.

Isto também não descaracterizava o ineditismo das composições já que estas poderiam participar de outros eventos nativistas.
A primeira edição do Canto do Jaguar ocorreu em maio de 2003 quando o Instituto Federal Farroupilha, Campus Avançado de Jaguari, ainda era denominado Núcleo Agrícola do Chapadão (Escola Municipal Agrícola – EMA). Nas três edições posteriores, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jaguari e a URI campus de Santiago, o local denominava-se Centro Tecnológico do Vale do Jaguari, ocasião que os gestores dessa parceria sempre estiveram incentivando e participando do evento, bem como, apoiando na estruturação e organização do mesmo.
O festival foi o pioneiro do gênero a abrir espaço para a participação feminina fazendo com isso que se tornasse um festival familiar.
O custeio das despesas do evento é socializado entre os participantes convidados, pois cada um contribui com uma cota de participação para alimentação.

JUSTIFICATIVA:
A cultura e as tradições são as provas, em qualquer tempo, da história de um povo. E esta cultura e essas tradições permanecem, por haver pessoas e momentos que compartilham de um mesmo sentimento, criando meios para que esta história não seja deixada no esquecimento. Por isso é importante encontros, que a exemplo do Canto do Jaguar, venham permitir que a arte, suas criações, suas alegrias, suas saudades possam fluir e se transformar em canções.
Um convívio de amizade, em contato com a natureza, torna o Canto do Jaguar um grande momento para a criação poética e musical, pois o ambiente salutar nele existente é fundamental para que belas composições venham à luz, fruto da inspiração de seus compositores, músicos e intérpretes. Isto proporciona que além dos objetivos culturais, haja uma proposta ambiental, já que o evento ocorre em um cenário natural muito aprazível que precisa ser preservado, contribuindo para a divulgação do potencial turístico de Jaguari.
No aspecto cultural, muitas composições oriundas do Canto do Jaguar, já obtiveram sucessos em outros eventos além de serem incluídas nos repertórios musicais de inúmeros intérpretes, conforme nosso anexo procura demonstrar.

OBJETIVOS
Geral:
Promover, através do convívio salutar com a natureza, a integração entre os organizadores, apoiadores, compositores, músicos, intérpretes e apreciadores da música nativista com a comunidade local, possibilitando o surgimento de novas composições e novos talentos para os futuros festivais do gênero nativista.

Específicos:
Desenvolver o gosto pela temática nativista, resgatando nossa história, nossa cultura e nossas tradições.
Projetar Jaguari no cenário artístico gaúcho, valorizando o potencial turístico do nosso município.
Premiar os trabalhos que obtiverem destaque no evento.
Reforçar os laços de integração entre os organizadores, apoiadores, convidados e comunidade local, valorizando a amizade, a arte, a cultura como elos dessa união.

ABRANGÊNCIA
O Canto do Jaguar é um festival de convidados. Os convites aos participantes serão encaminhados às pessoas que se enquadram dentro da proposta do mesmo, segundo a decisão da comissão organizadora. Entretanto, esta abrangência tem seu espaço ampliado no momento em que as composições do evento encontrarem projeção no cenário artístico do Rio Grande do Sul, através de outros festivais ou no repertório dos intérpretes gaúchos.

ANEXOS DO PROJETO

COMPOSIÇÕES ORIUNDAS DO CANTO DO JAGUAR COM PARTICIPAÇÃO EM OUTROS EVENTOS
A maioria delas inseridas no CD de divulgação do V Canto do Jaguar.
- NA PAZ E NA DOR – Carlos Omar Vilela Gomes/Nilton Ferreira (Nilton Ferreira) vencedora do 19º Festival da Música Crioula de Santiago,mais popular e melhor interprete no festival VIOLA DE TODOS OS CANTOS o maior festival de música de raiz do Brasil promovido pala EPTV de São Paulo.

- NOSSOS AMIGOS – João Ari Ferreira/ Carlos Omar Vilela Gomes / Nilton Ferreira (Nilton ferreira e Miguel Marques) vencedora do 1º Quero Quero de Santo Cristo e regravada por outros intérpretes.

- AMIGOS MUITO MAIS – Ivo Brum/Arison Martins/Emerson Martins (Arison Martins e Emerson Martins) Cd com O coração na estrada.

- DE RUMOS E SONHOS – João Ari Ferreira/Jorge Dorneles/ Carlos Omar/Leonardo Sarturi (Analise Severo) Mais popular no 18º Grito de Jaguari

- UM SONHO APENAS – João Ari Ferreira/Natalin Delevati/ Gibão Strazzabosco (Miguel Marques) CD Clave de Lua.

- A LUZ QUE VERTE DOS SONHOS – Juca Moraes/Diogo Matos (Analise Severo) 24ª Coxilha de Cruz Alta.
 
Fonte: Nilton Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário