quinta-feira, 4 de setembro de 2014

CTGs voltam atrás e decidem desfilar - Tá Virando Novela!

Decisão foi tomada em assembleia da 13ª Região Tradicionalista na noite desta quarta-feira

Conforme o coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner, a maioria das entidades deve desfilar a cavalo
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Santa Maria terá desfile de 20 de Setembro este ano. A decisão foi tomada em uma assembleia da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) no final da noite desta quarta-feira, uma semana depois de os centros tradicionalistas afirmarem que não iriam realizar o desfile.

_ A decisão foi em respeito à população de Santa Maria, que sempre esteve ao nosso lado. Em respeito àqueles pais que levam os filhos desde pequenos para ver os cavalos. Mas, com certeza, não será um desfile igual, com premiação a participação de todas as entidades _ afirmou o coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner.

Em 27 de agosto, os CTGs de Santa Maria decidiram que não fariam o desfileporque, em 2013, os caminhões que levavam os participantes foram multados por agentes de trânsito. Em meio a outros problemas, como a interdição de 14 CTGs pelo Corpo de Bombeiros por problemas no alvará, a assembleia manteve o desfile neste ano sem carros alegóricos.

_ A maioria das entidades deve desfilar a cavalo ou a pé. Teremos algumas caminhonetes que levam as pessoas até lá, mas caminhões não. Não teremos tempo para conseguir os veículos e nem temos a garantia que não serão multados _ afirmou Ildo.

Outra diferença do desfile deste ano deve ser a participação de um número menor de entidades. Elas têm até o dia 13 confirmar a presença no desfile. Só depois, a 13ªRT terá o número final de participantes. Conforme Ildo, as entidades que estão interditadas votaram contra a realização do desfile neste ano. O motivo seria o fato de não poderem realizar a programação da Semana Farroupilha.

_ Esperamos que essa situação ainda mude até o dia 13. A maioria das nove entidades filiadas à 13ª RT (cinco da interditadas pelos bombeiros não são filiadas) precisam apenas entregar uma documentação aos bombeiros. A maioria delas já fez as adequações estruturais pedidas _ afirma Ildo.

Dia 13 também é o prazo final dado pelos bombeiros para que os CTGs estejam com a documentação correta e o alvará liberado. As que não conseguirem, não poderão abrir.

Futuro incerto
Segundo a coordenação da 13ª RT, o desfile de 20 de Setembro em Santa Maria só deve normalizar em 2015. Ildo Wagner afirma que a instituição deve se programar para começar antes a negociação com a prefeitura e polícias rodoviárias para resolver a situação das multas aos caminhões.

_ Vamos trabalhar melhor ano que vem, para que tenhamos o desfile com premiações. Sabemos que a prefeitura está aberta a negociações. Já temos o apoio das polícias rodoviárias, que entendem que a situação é única, uma vez no ano. Mas, se não chegarmos a um acordo, podemos garantir que não haverá desfile em 2015 _ disse Ildo, referindo-se ao transporte das alegorias e participantes do desfile nos caminhões.

Fonte: http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário