terça-feira, 2 de setembro de 2014

14 CTGs da Região Central estão interditados

Entidades de Júlio de Castilhos, Santa Maria e Silveira Martins têm até o dia 13 para regularizar a situação

Na foto, Major Freitas e Tenente Coronel Maya (da esq. para dir.)Foto: Pâmela Matge / Especal
Pâmela Rubin Matge


Os festejos farroupilhas em 14 entidades tradicionalistas da região central correm risco de não ocorrer. Na manhã desta terça-feira, o comando do Corpo de Bombeiros de Santa Maria confirmou que 12 centros tradicionalistas de Santa Maria, uma de Silveira Martins e uma de Júlio de Castilhos estão interditados por irregularidades com o alvará. Entre as principais irreguralidades estão inadequações relacionadas a saídas e iluminação de emergência, extintores, alarmes, central de gás e falta do certificado do treinamento exigido pelos bombeiros.

Conforme o comandante dos Bombeiros, tenente-coronel Luis Marcelo Gonçalves Maya, se as entidades quiserem fazer programação durante a Semana Farroupilha, têm até o dia 13 de setembro para se regularizar.
_ Estamos organizados para garantir a interdição e, se necessário, com uso da força policial e prisões em flagrante. Também queremos deixar claro que nenhum tipo de pressão vai funcionar _ reitera Maya.

Ainda conforme Maya, em 4 de setembro de 2013, as entidades tradicionalistas se comprometeram em estar com tudo certo para 2014 durante uma reunião entre Ministério Público, bombeiros e os patrões das entidades. Em contrapartida, os bombeiros se responsabilizaram em assumir alguns riscos e liberar todos os CTGs em 2013, mesmo aqueles que não estavam com tudo correto. Um exemplo citado por Maya foi o da porta principal. Segundo ele, as portas devem ter barras anti-pânico, mas nem todas têm. Em 2013, os bombeiros aceitaram que os estabelecimentos ficassem com as portas totalmente abertas, o que não é o correto. 
_ A Semana Farroupilha de 2013 foi um caso excepcional devido ao que havia acontecido na cidade (a tragédia da boate Kiss). Passou-se um ano para que os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) cumprissem a legislação _ explicou Maya.

O coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT), Ildo Wagner, explica que das 14 entidades tradicionalistas autuadas pelos bombeitos, nove são filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Uma reunião na Casa do Gaúcho, sede da 13ª RT em Santa Maria, será realizada na noite desta quarta-feira. Entre os assuntos que serão discutidos entre os patrões e representantes estão as ações de adequação para obtenção do alvará dos bombeiros e a participação das entidades no Desfile Farroupilha, dia 20 de setembro.

Fonte: pamela.matge@diariosm.com.br http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário