sábado, 20 de outubro de 2012

Hoje é dia do Poeta.

Hoje é um dia especial para muitos que fazem da poesia um legado, um sacerdócio. O poeta fala de tudo e de todos, só não fala do poeta, porque não há uma definição clara do que é ser poeta. O que o poeta precisa ter para ser poeta. Para tudo ou quase tudo há ensinamentos, para o Poeta não. Pois a poesia vem de outros tempos, já nasce junto com o poeta e não tem tempo para vir atona. Mas o tempo ajuda, a idade aflora os sentimentos guardados e se liberta dos apegos e a alma flui com mais harmonia com o seu eu. 
Assim é apenas uma modesta definição minha de Poeta.
A poesia é a forma mais doce da expressão da alma. É uma das formas mais antigas de encantar, que ultrapassa os tempos sempre nova, sempre cheia de vida... Que desmitifica o ódio, que acalanta o amor, que rejuvenesce a velhice, que diminui a dor. A poesia não é minha e nem tua, é do mundo, é de todos. Talvez seja a forma de por no papel o que a boca, às vezes, não consegue dizer.
Fazer poesia, não
tem faz diferente, mas te diferencia. Por isso que, muitas vezes, tu vives além da vida, além do mundo, além dos sonhos, colorindo as folhas dos papéis com palavras doces, com metáforas belas, com frases lúdicas. Expor os sentimentos é a forma mais terna de provocar o amor, de rebuscar os sonhos, de ultrapassar os tempos. 
A vida me deu a certeza que, poetas são loucos de um novo tempo, transfigurando para o papel o que a alma guarda de amores, dores e dissabores, sentimentos guardados. 
Parabéns a todos os POETAS, hoje no seu dia, esses que nos encantam com o mundo tão belo da poesia.
Mas esse é o meu modo de pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário