segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CFOR - Curso de Formação de Tradicionalista

Eu fui convidado para avaliar poesia e interprete vocal em alguns eventos vinculados aos CTG ou a Coordenadoria das Regiões, mas dia desses, alguém me disse que eu não poderia estar nas comissões avaliadoras, pois não fiz o curso do CFOR. Ai fui pesquisar o que é esse curso:


O CFOR (Curso de Formação Tradicionalista) básico é destinado especialmente a quem exerce ou pretende exercer a função de liderança no Movimento Tradicionalista Gaúcho.
É obrigatório para instrutores e avaliadores - idade mínima 16 anos.

Horário: 9h até 18h.
Investimento: R$ 35,00
As vagas são limitadas, não fizemos reservas, a confirmação se dá mediante comprovante de depósito e o envio do mesmo.
Membros da patronagem tem 50% desconto na inscrição : Patrão, Capataz, Sota-Capataz e Agregado das Guaiacas.

Temas e Conteúdos
* História do Rio Grande do Sul
* História do Tradicionalismo Gaúcho;
* Noções básicas da Cultura Gaúcha;
* Carta de Princípios;
* Gestão de pessoas: liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos

Todos os participantes receberão almoço, apostila e certificado.

Sugerimos ligar antes de efetuar o depósito a fim de confirmar se ainda existem vagas disponíveis.
                          (Extraído do Site do MTG)

E é por essas bobagens que critico o Movimento Tradicionalista Gaúcho e tem alguns amigos meus que ficam bravos, mas como pode fazer curso para ser ser tradicionalista? 
Tenho mais de 200 músicas gravadas pelos festivais do Rio Grande do Sul e grupos de bailes, um CD de poesias,  e mais outro que estamos programando para este ano, mais de 700 letras, muitas delas espalhadas, já musicadas. Fui premiado em mais de 60 festivais, em alguns com melhor letra. Já fiz parte da Comissão Avaliadores de alguns Festivais. Será que isso não me capacita para avaliar declamadores e interpretes vocais amadores? 
Que pena que o MTG tenha um pensamento tão "retrogrado" e em vez de se aproximar daqueles que sempre fizeram e fazem cultura, ele quer criar seus "monstrinhos" que pensam igual a ele. Oque é uma pena!
Mas quero dizer a todos que não estou preocupado em fazer parte da Comissão Avaliadora e que isso não me traz nada, mas é só para que todos possam conhecer o que pensam os senhores do Movimento. 
Mas essa é a minha opinião.

Sem comentários:

Enviar um comentário