domingo, 14 de outubro de 2012

Querência do Bugio

Em qualquer município, principalmente mais para o centro do Pais, qualquer feito, por mais simplório que seja, tem uma valorização enorme. Nos estados de Santa Catarina e Paraná a gente vê muito disso nos pórticos de entrada das cidades, mas infelizmente essa cultura não é muito bem vinda na metade Sul do estado, onde apenas o nome das cidade são colocadas, como se as pessoas, hoje em dia não soubessem por onde estão passando, principalmente com o advento do google e do GPS.
Quando vi esse monumento sendo construído em São Francisco de Assis, pensei que fosse feito algo vinculado à Querência do Bugio, visto que o rítmo bugio,  foi criado e hoje está mais do que comprovado na pesquisa feita pelo Poeta e Historiador Salvador Ferrando Lamberty, no 5º distrito deste município. Acho que os Políticos e administradores desse município pesado de história, não têm a noção da importância da cultura de um povo, principalmente desse rítmo, único ritmo gaúcho.
A nossa co-irmã, São Francisco de Paula, apesar de nunca defender ou ter algo que possa comprovar que o bugio nasceu lá na serra, até hoje, faz um trabalho essencial na promoção, tanto sócio cultural quanto turística do bugio, visto que há cada ano fazem o Ronco do Bugio, além de restaurantes, parques e demais locais exaltando o bugio.
Nossa intenção não é mudar o que foi feito, mas simplesmente tentar levar a importância de valorizar a cultura tão bela, tão importante e que pode ser também comercial, se os governantes se derem conta que, mesmo longe, muita gente se importa com a verdadeira cultura deste povo.
Espero um dia ver esse monumento do bugio, além de ruas, casas, restaurantes, parques, rincões, vilas, tudo voltado para o bugio, que além de ser um dos mais belos primatas, também é um rítmo que o mundo todo aplaude.
Mas esse é o meu modo de pensar.

Sem comentários:

Enviar um comentário