quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Parabéns a Secretaria de Cultura de Santa Maria

Hoje estive no centro de Santa Maria, fazia dias que não ia e fiquei muito contente com o que vi e quero parabenizar a Secretária de Cultura de Santa Maria, na pessoa de sua Secretária Iara Druzian e seus comandados pelo belíssimo projeto: "Que toda a primeira quinta feira do mês, terá a banda na praça". Hoje a apresentação da Banda da Brigada Militar foi de encher os olhos. 
A educação do Púbico que lá estava, em plena 4 horas da tarde, foi de encher os olhos, todos  atentamente, escutando a todos os tipos de músicas e aplaudindo-os, no final de cada apresentação. 
Até coloquei num pequeno projeto de governo, que fiz para um Candidato de Tupanciretã, que todos os municípios deveriam ter: - A criação da Banda Municipal, um coreto na praça com som a disposição, investimentos em corais e músicas nas escolas, para que em ocasiões assim possam nos encher os olhos e acalantar a alma.
Parabéns aos mentores desse projeto e tomara que, outras cidades, se espelhem nesse projeto e levem ao povo a boa música orquestrada, pois só assim, podemos criar uma mente livre desse lixo musical que teima em adentrar em nossas casas.
São coisas que me parecem tão simples e tão fáceis, claro que não traz a repercussão que todo político espera, mas que faz com que o povo possa apreciar a beleza da música e da arte que vem do povo e volta para o povo.
Quando estivemos no final do Viola em Poços de Caldas, Minas Gerais, mais de 60 violeiros e duplas de violeiros se apresentando no meio da praça, num coreto, como nos livros que costumava ler, nas obras de Machado de Assis.
Lembro em 1990 quando morei em Porto Alegre que começamos o MATEANDO NO POR DO SOL, na orla do Guaiba e que depois se espalhou e tornou-se famoso. Não sei se hoje existe, mas lembro que muita gente começou a se reunir nos fins de tarde no gasômetro, com seu chimarrão, ao som de um violão. Um dia tentamos fazer aqui em Santa Maria, mas não deu certo, não teve lugar, era muita gente... Mas nada melhor que se juntar nos fins de tarde para um bom mate e um pontear de guitarra. 
Fica a dica!

Sem comentários:

Enviar um comentário