domingo, 13 de maio de 2012

O verdadeiro Gaúcho


Esta é uma das fotos mais antigas encontradas na Pampa e está exposta no Centro Cultural Atahualpa Yupanqui em Buenos Aires, e mostra na essência o que era o gaúcho, que apresentou com roupas simples o homem  do campo. São descendentes de uma mistura de índio e branco, selvagem, como a própria terra, que viviam de sua coragem no campo e na guerra. 
Assim nasceu a nossa Pampa, com homens simples e lutadores, com ranchos de barro e capim e não com telhas e telhados imitando as casas europeias, tão sonhadas pelos ricos latifundiários, estancieiros que vieram explorar o mundo novo desse lado do oceano.
Não quero que vivamos assim, em pleno século XXI, mas também fazer do Gaúcho uma imitação dos grandes fazendeiros não é verdade. Aqueles que inventam regras para a nossa indumentária, poderia dar mais tempo e estudar um pouco mais sobre o que é tradição e fazer de um Centro de Tradições, o verdadeiro rancho dos Gaúchos, simples, humilde e com homens de coragens, talvez, se assim fosse traçado o tradicionalismo, nossa cultura não estivesse sofrendo tanto e nem haveria esse massacre das grandes entidades sobre as pequenas, em todos os sentidos.
Porque que esse gaúcho ninguém retrata na sua estampa ou nos concursos de danças, enquanto se fantasiam de chiripás estravagantes e roupas esdrúxulas, como se todo o gaúcho fosse estancieiro. A história da Pampa foi escrita por homens simples, negros, índios, lavradores, peões, mas o estrelato foi para os coronéis vangloriados de Caudilhos. Quanta hipocrisia!

1 comentário:

marcelusobservador disse...

Concordo plenamente contigo, nossa história é contada através dos vencedores, heróis que na verdade não empunharam as lanças e espadas nas lutas que criaram a têmpera do gaúcho, infelizmente hoje temos que ver esses artistas da cultura "inventando" uma tradição que não existe e sim foi forjada pelos homens e mulheres simples da campanha, os verdadeiros heróis que hoje milhares não tem uma cruz na sepultura e jazem sem ao menos ser lembrados. Aos artistas da cultura pelo menos estudem um pouco da nossa história e não sejam ridiculos ao expor suas "pilchas" extravagantes, se isso continuar a acontecer corremos o risco de perder nossa identidade, nao somos "baguais", "aporreados" somos parte dessa tradição feita de anônimos que lutaram e moldaram na América do Sul a figura do Gaúcho.

Enviar um comentário